21.8 C
Campo Grande

Fórum Brasil Central vai contar com apoio das bancadas para emplacar estratégias

- Publicidade -

03/10/2015 16h35

Fórum Brasil Central vai contar com apoio das bancadas legislativas para emplacar estratégias de desenvolvimento

Com o ingresso, o fórum passará a contar com 18 Senadores e 57 Deputados Federais defendendo as inciativas articuladas por seus estados.

O governadores que compõe o bloco do Brasil Central estão articulando novas estratégias para impulsionar e fortalecer o fórum. Na reunião realizada nesta sexta-feira (2) em Campo Grande, se discutiu a criação do Fórum dos Parlamentares do Brasil Central para solidificar as ações do grupo. Com o ingresso, o fórum passará a contar com 18 Senadores e 57 Deputados Federais defendendo as inciativas articuladas por seus estados.

O fórum dos parlamentares vai servir de base de sustentação para as ações coordenadas que estão sendo desenvolvidas nos estados, com apoio das bancadas no Senado e Câmara Federais. A ideia foi lançada pelos governadores, que poderão contar com os representantes no legislativo federal dos estados do Brasil Central para consolidar as estratégias de desenvolvimento e investimento que surgirem no fórum.

Na próxima reunião que será realizada em Brasília, por sugestão do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, os executivos estaduais mudam os dias em que o evento é realizado, trocando a quinta e sexta-feira para terça e quarta. O objetivo é otimizar o encontro e estar na capital federal em dia de sessão legislativa no Congresso Nacional, para se reunir com os parlamentares dos seis estados em busca de integração nas propostas de trabalho.

“Vamos discutir a logística regional de desenvolvimento na reunião de Brasília, até porque o Governo Federal está discutindo logística. Nós temos um estudo pronto. Também vamos debater a questão sanitária: grandes mercados têm sido abertos para o Brasil, mas esta redução de investimetno na questão sanitária empurra a responsabilidade para os Estados. Estamos tranquilos quanto ao FCO, que tem garantia constitucional para financiar o desenvolvimento. Não tenho dúvida que esse consórcio ganha muito com o ingresso das bancadas parlamentares”, pontuou Reinaldo.

O encontro de Brasília ainda não tem data definida, mas deve ocorrer na segunda semana de novembro, após o feriado de finados. A sede do Consórcio será instalada na Capital Federal em um prédio cedido pelo Banco de Brasília (BRB). Para sustentar a estrutura, cada Estado fará, em 2016, um aporte de R$ 1,9 milhão. Entretanto, o documento que cria o Consórcio falta ser aprovado somente pelas casas legislativas de MS e Brasília. A expectativa é que até novembro essa etapa esteja concluída.

Fórum Brasil Central vai contar com apoio das bancadas para emplacar estratégias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-