27.8 C
Campo Grande

Frio pode ter provocado morte de centenas de bovinos em MS

- Publicidade -

30/07/2014 00h51

Frio pode ter provocado morte de centenas de bovinos em MS, diz Iagro

Iagro contabilizou 400 mortes, sindicato diz que devem passar de mil. Vários produtores ainda não terminaram de contabilizar os prejuízos.

Mais de 400 bovinos, segundo contagem parcial da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), morreram em propriedades rurais do município de Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Iagro, exames clínicos da técnica da agência na região realizados nesta segunda-feira (28) em animais de três das quatro propriedades que informaram os casos, apontaram que os bovinos teriam morrido de hipotermia, que ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do normal.

O Sindicato Rural de Coxim aponta, entretanto, que o número de animais mortos deve ser bem maior, passando de mil bovinos, já que as propriedades visitadas pela Iagro ainda não terminaram de contabilizar as perdas e outras, principalmente na região do Pantanal, ainda nem fizeram a notificação das mortes.

A diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, aponta que todas as informações levantadas pela técnica da agência no município descartam patologias nos animais mortos e apontam que as condições climáticas adversas nos últimos dias, como frio e chuva, teriam provocado as mortes.

“As informações que temos apontam que a inversão climática que ocorreu na região entre quinta e sexta-feira (dias 24 e 25), somada a chuva, provocou uma sensação térmica baixa. Como o nelore não tem muita resistência ao frio, e os animais dessas propriedades estavam em áreas que não tinham nenhum capão de mata ou árvores para se abrigarem, acabaram sofrendo um processo de hipotermia e morrendo”, explica, completando que as maiores vítimas foram os animais mais jovens, que têm menor resistência.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), entre quinta-feira (24) e segunda-feira (28), choveu em Coxim 138 milímetros, sendo os maiores volumes na quarta-feira (87 milímetros) e no sábado (37 milímetros).

A temperatura, ainda conforme o Cemtec-MS, oscilou entre a máxima de 15ºC e a mínima de 13ºC na sexta-feira, de 17ºC a 14ºC no sábado (mas com sensação térmica de 12ºC), de 23ºC a 16ºC no domingo (com sensação de 16ºC) e de 28ºC a 18ºC na segunda-feira (com sensação de 18ºC).

A diretora-presidente da Iagro diz as informações preliminares apontam que o maior número de mortes teria ocorrido principalmente na sexta-feira e no sábado.

Em razão do avançado estágio de decomposição dos animais, a técnica da Iagro não pode coletar material dos bovinos mortos para a realização de exames. As carcaças estão sendo recolhidas e enterradas em valas nas próprias propriedades.

A diretora-presidente da Iagro comentou ainda que nos últimos oito anos o único caso registrado de morte de bovinos em razão do frio no estado ocorreu na Ponta Porã, na região sul, em 2010, quando os produtores perderam cerca de cinco mil animais.

Agrodebate

Frio pode ter provocado morte de centenas de bovinos em MSFoto: Vanusa Gimenez/Divulgação Iagro“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-