22.8 C
Campo Grande

Fundect apoia Programa de Educação Tutorial nas universidades

- Publicidade -

30/03/2015 22h39

O resultado das discussões servirá como base para a elaboração de um edital da Fundect de apoio aos grupos PET

A Diretoria-Executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) vai apoiar os Programas de Educação Tutorial (PET) do Estado de Mato Grosso do Sul como estratégias para fortalecer o ambiente de inovação e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão nas Universidades de Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de pontuar os desafios e levantar as demandas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o diretor-presidente da Fundect Marcelo Turine participou, no último sábado (28), no campus de Três Lagoas, de evento que discutiu estratégias para a institucionalização dos grupos na UFMS – InterPET – UFMS.

O encontro contou com a participação da pró-reitora de Ensino e Graduação, Yvelise Maria Possiede, do diretor do campus, José Antônio Menoni, da professora Edima Aranha Silva e vários alunos. Os temas discutidos foram inovação, interdisciplinaridade, valorização da educação básica e popularização da ciência, tecnologia e inovação.

O resultado das discussões servirá como base para a elaboração de um edital da Fundect de apoio aos grupos PET, que deve ser publicado ainda no primeiro semestre deste ano. O incentivo deve priorizar a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação em todas as universidades do Estado. Conforme Turine “são ambientes prioritários para formar lideranças, empreendedores e futuros cientistas no Brasil”.

Grupo

O Programa de Educação Tutorial (PET) do governo federal estimula atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária em nível de graduação. Os grupos se reúnem regularmente sob a orientação de um professor responsável, o tutor, que coordena as atividades. Os alunos desenvolvem trabalhos em pesquisa, ensino e extensão e para isso recebem uma bolsa de R$ 360,00.

Em Mato Grosso do Sul existem ao todo 29 grupos, sendo 18 na UFMS, nove da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e dois na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Os grupos da UFMS, compostos por 12 estudantes cada, somam um total de 216 alunos e estão inseridos nas áreas de Agronomia e Engenharia Florestal, Ciência da Computação, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Engenharia Elétrica, Materiais (Física e Engenharia Civil), Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Ciências Sociais, Pedagogia e Psicologia, Zootecnia, Sistemas, Fronteira e Química.

Fundect apoia Programa de Educação Tutorial nas universidades

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-