22.8 C
Campo Grande

Fundect empresta modelo de gestão para 14 estados brasileiros

- Publicidade -

27/05/2015 20h15

Um dos focos de atuação do Confap, discutidos no encontro, é a internacionalização das pesquisas.

O sistema Sigfundect – plataforma para o cadastramento de propostas em chamadas públicas- desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), será adotado por fundações de pesquisa de 14 estados brasileiros.

O sistema para a submissão de projetos, utilizado pela Fundect desde 2003, passará a ser utilizado, também, pelos estados de Sergipe, Piauí, Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Distrito Federal, Acre, Rondônia, Espírito Santo, Maranhão e Amapá.

O acordo foi selado durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado na terça (25) e quarta-feira (26), na sede da Capes, em Brasília.

Além das fundações de pesquisa estaduais, o sistema será adotado pelo Confap (http://sigconfap.ledes.net/) para as chamadas públicas do Fundo Newton, que fomenta projetos de pesquisa nas áreas de ciências sociais, biotecnologia e inovação em parceria com pesquisadores do Reino Unido. Segundo o coordenador da Área Internacional do Confap, Mario Neto Borges, “a plataforma vai dar independência na submissão de projetos”.

Internacionalização

Um dos focos de atuação do Confap, discutidos no encontro, é a internacionalização das pesquisas. Nesse sentido, o acordo firmado com o Fundo Newton deve ser amplamente divulgado pelas fundações que aderiram à parceria, como a Fundect, que já incluiu os editais do Fundo Newton na página da internet (www.fundect.ms.gov.br).

As chamadas públicas abertas para fomento do Reino Unido, seleciona projetos voltados para a utilização de nitrogênio na agricultura, doenças infecciosas negligenciadas e cidades saudáveis e ciências sociais.

Representação

Durante a reunião do Confap, o diretor- presidente da Fundect, Marcelo Turine, assumiu a representação das fundações de pesquisa do Centro-Oeste no Confap.

Fundect empresta modelo de gestão para 14 estados brasileiros

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-