17.8 C
Campo Grande

Governador prestigia exposição que contam a história do jornal O Progresso

- Publicidade -

16/09/2014 14h42

Governador prestigia exposição de capas que contam a história do jornal O Progresso de Dourados

Para André o jornal tem uma trajetória pautada na divulgação de informações verídicas e compromisso com a informação do leitor.

O governador André Puccinelli prestigiou nesta terça-feira (16) a abertura da exposição “Capas Históricas” que comemora os 64 anos do jornal “O Progresso”. O diário de maior circulação na cidade de Dourados foi lembrado por Puccinelli como “um dos poucos ou muitos diários corretos deste País”.

Para André o jornal tem uma trajetória pautada na divulgação de informações verídicas e compromisso com a informação do leitor. “Este baluarte sempre se pauta em divulgar notícias verdadeiras em nosso Estado. Isso não é elogiar simplesmente, constatei a forma independente de mostrar a notícia e hoje este jornal se consolida dentre os melhores de Mato Grosso do Sul”, comentou o governador.

Falando em nome da Assembleia Legislativa o deputado estadual Laerte Tetila lembrou que o jornal O Progresso tem se colocado como guardião da memória de Dourados e de todo Mato Grosso do Sul, captando e registrando os momentos históricos da região. “É uma fonte de pesquisa que, desde o primeiro exemplar até o dia de hoje, tem acompanhado e aprimorado cada vez mais o seu trabalho e resistido ao longo desses anos”, opinou o deputado.

Adiles do Amaral Torres foi casada com o fundador do jornal, Weimar Torres, e assumiu a presidência de O Progresso após a morte do marido. Para ela ter acompanhado de perto toda essa trajetória é gratificante. “São muitas histórias de um jornal de circula há 64 anos em Dourados. Lembro-me de quando o Weimar começou em Ponta Porã em 1923, depois teve que parar por ter escolhido outros rumos para as nossas vidas, recordo também da retomada do jornal já no município de Dourados quando rodávamos 200 exemplares e sobravam muitos jornais. Foram histórias de lutas, dificuldades, mas que enfrentei com a ajuda do meu pai e dos funcionários do jornal que me ajudaram quando eu tive que assumir o negócio”, recorda a diretora.

Exposição

A exposição elaborada em parceira com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) reúne 52 capas de edições de épocas diferentes que digitalizou todo o conteúdo do jornal para preservar a memória de Dourados e de Mato Grosso do Sul, segundo a diretora executiva do jornal O Progresso, June Torres. “Quando começamos a tornar os exemplares em arquivos digitais veio a ideia de expor alguns exemplares e o mais difícil foi selecionar as capas. Quando tivemos acesso às capas antigas deu vontade de mostrar a relevância histórica das noticias que estampavam nossas capas”, contou a diretora do jornal.

Para conhecimento dos acadêmicos de diversos cursos universitários, dos leitores, assinantes e do público campo-grandense, o jornal viabilizou o circuito de exposições de suas capas históricas, que começou pela Assembleia Legislativa, onde permanece até dia 19 (sexta-feira) e segue para Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Uniderp, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade da Grande Dourados (Unigran) e termina no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.

O curador da mostra, Jonir Figueiredo, ressaltou que é importante resgatar a história da notícia e mostrá-la aos acadêmicos e à população. “Programando esta exposição decidimos que ela focaria notícias de todo o Estado para demonstrar a importância do jornal em cada região. Depois vamos levar essa exposição para o circuito universitário, pois O Progresso é uma publicação que conta a história de Mato Grosso do Sul, além de ser um dos mais antigos jornais de circulação diária e ininterrupta”, contou Jonir.

A abertura da exposição contou com a presença de diversos deputados estaduais e do presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos.

Governador prestigia exposição que contam a história do jornal O Progresso

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-