30.8 C
Campo Grande

Governo capacita 25 policiais para atuarem na área de inteligência

- Publicidade -

23/05/2015 18h07

Governo do Estado capacita 25 policiais e bombeiros para atuarem na área de inteligência

Já o Comandante-Geral da PM falou sobre o perfil e importância do profissional da inteligência, dentro de cada uma das instituições de segurança.

O primeiro Curso Básico de Inteligência Policial de Nível 1, realizado pelo Governo do Estado em 2015, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, foi encerrado na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Escoex, em Campo Grande, com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Seguraça Pública, Sílvio Maluf, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho e do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Marcos Roberto dos Santos.

O curso que capacita os policiais para atuarem na área de inteligência, considerada um dos pilares de sustentação da segurança pública, contou com a participação de 25 militares do Estado, sendo 22 da Polícia Militar e 3 do Corpo de Bombeiros. Durante 100 horas/aulas, os profissionais da segurança tiveram instruções sobre diversas vertentes dentro da atividade de inteligência, como legislação, inteligência e contra-inteligência, além de técnicas operacionais.

Em seu discurso o secretário Sílvio Maluf destacou que a capacitação é apenas uma de muitas ações que Governo está realizando para melhorar a segurança pública do Estado e a qualidade dos serviços prestados à população. “A inteligência é uma das áreas mais importantes e fascinantes da segurança pública, que merece atenção especial, valorização e reconhecimento, que é o que estamos fazendo através desse que será o primeiro de muitos outros cursos que realizaremos”, disse o secretário de Segurança.

Já o Comandante-Geral da PM falou sobre o perfil e importância do profissional da inteligência, dentro de cada uma das instituições de segurança. “Tem que ser um profissional perspicaz, audacioso e ao mesmo tempo muito discreto, que se dedique ao trabalho,não se envolva e não se deixe levar por influências externas e principalmente que traga para o papel a verdade real sobre os fatos, sem deixar sombras de dúvidas sobre aquilo que foi levantado e investigado”, destacou o coronel Oliveira.

O objetivo do curso é passar aos policiais os conhecimentos necessários para o desempenho de atividades de inteligência, além de capacitar os militares à realização de outros cursos na área, já que o curso básico é uma exigência para ingresso em outros cursos da área. “A ferramenta inteligência é uma importante aliada dos comandantes de unidades operacionais, que permite melhor gerenciamento dos recursos materiais e humanos, em razão de possibilitar a atuação pontual e direcionada do policiamento ostensivo preventivo”, destacou o responsável pelo curso, coronel Marcelo Gomes Lopes, da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar.

A procura pelo curso superou as expectativas, sendo que a Diretoria de Inteligência da PM já estuda a realização da segunda edição do Curso Básico de Inteligência, com previsão de inicio ainda neste semestre. Também há a previsão da realização, até o final deste ano, do Curso de Produção de Conhecimento e do Curso de Operações de Inteligência.

Governo capacita 25 policiais para atuarem na área de inteligência

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-