23.8 C
Campo Grande

Governo fortalece a defesa sanitária com a entrega de 22 veículos para Iagro

- Publicidade -

22/10/2014 10h34

Governo fortalece a defesa sanitária no Estado com a entrega de 22 veículos para Iagro

As viaturas serão utilizadas nas ações de defesa sanitária e vegetal de 18 municípios de Mato Grosso do Sul.

O governador André Puccinelli, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário e da Produção, Paulo Engel, e do superintendente Federal de Agricultura e Pecuária, Orlando Baez, entregou hoje (21 de outubro) 22 novas viaturas para a Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro). As viaturas serão utilizadas nas ações de defesa sanitária e vegetal de 18 municípios de Mato Grosso do Sul.

Para a aquisição das viaturas – 16 veículos Fiat Uno e 9 caminhonetes Ford Amarok – foram investidos um total de R$ 1.175.120,00. O recurso é proveniente do convênio firmado entre o governo do Estado e o governo federal para a reestruturação e implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Também foi entregue um veículo Van adaptado para classificação vegetal. “Desde 2009, a boa parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) resultou na aquisição de 226 veículos para a qualidade e eficiência da defesa sanitária animal e vegetal em Mato Grosso do Sul. Estes veículos entregues hoje são fruto da boa gestão dos servidores da Iagro e da qualidade dos projetos que captaram recursos junto ao governo federal. Também tivemos sempre o apoio dos parlamentares nas questões de defesa sanitária no Estado”, afirmou o governador André Puccinelli.

“Até 31 de dezembro continuaremos trabalhando e entregando mais viaturas e equipamentos, para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o governador.

A diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, destacou a melhoria na qualidade dos serviços. “Estas novas viaturas vão substituir a atual frota e vão agilizar os serviços da fiscalização e defesa sanitária. O governo tem fortalecido os trabalhos do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem trabalho no sentido de fortalecer a defesa sanitária no Estado”, afirmou a diretora da Iagro.

Para o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária, Orlando Baez, o governo do Estado tem atuado no fortalecimento das ações de defesa agropecuária em MS. “Temos uma boa parceria com o governo do Estado e atuamos de forma conjunta nas questões de defesa sanitária de Mato Grosso do Sul. Temos intensificado o trabalho na fronteira do Estado e estamos atendendo todas as exigências do mercado internacional para manter a qualidade sanitária em Mato Grosso do Sul”, afirmou Baez.

Os 22 veículos adquiridos pelo convênio Mapa/Suasa/Iagro vão atender as regionais de: Aquidauana, Amambai, Campo Grande, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradrina e Três Lagoas.

Balanço

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Paulo Engel, fez um balanço das ações no Estado. “Aumentamos a produção de alimentos no Estado sem precisar desmatar as florestas e desgastar os recursos naturais existentes. Nesses últimos sete anos, passamos de 200 mil para 800 mil hectares de plantio de cana-de-açucar; passamos de 200 mil para 800 mil hectares de plantio de florestas; aumentamos a produção de grãos de 8,5 milhões de toneladas para 16 milhões de toneladas por ano; aumentamos o abate de frangos de 120 milhões de aves para 180 milhões por ano; o abate de suínos subiu de 750 mil por ano para 1,350 milhão por ano. Aumentamos a produção e mantivemos os recursos naturais em nosso Estado, buscando mais tecnologia e melhorando a qualidade da produção”, afirmou Engel.

Relação veículos/Regionais: Regional Aquidauana – 01 Amarok para o município de Corumbá; Regional Amambai – 01 UNO para o município de Aral Moreira; Regional Campo Grande (09) – 01 Amarok e 03 UNO para a Regional, 01 Amarok para Rochedo, 03 UNO para Sidrolândia, 01 UNO para Camapuã; Regional Coxim (03) – 01 Amarok para a Regional, 01 UNO para Coxim, 01 UNO Para São Gabriel; Regional Dourados (05) – 01 UNO para cada município – Deodápolis, Douradina, Rio Brilhante, Vicentina e Jateí; Regional Naviraí (03) – 01 UNO para cada município – Caarapó, Juti e Naviraí; Regional Nova Andradina (01) – 01 Amarok para o município de Taquarussu; Regional Três Lagoas – 01 Amarok para o município de Brasilândia.

Suasa

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) é o modelo de inspeção unificada, descentralizada e integrada adotado pelo governo federal, sob a coordenação do Mapa e em parceria com Estados e municípios.

Seu objetivo é garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênicossanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo.

Estiveram presentes os deputados estaduais Eduardo Rocha, Junior Mocki e Carlos Arroyo, prefeitos e servidores da Iagro.

Governo fortalece a defesa sanitária com a entrega de 22 veículos para Iagro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-