24.8 C
Campo Grande

Governo prepara Semana Antidrogas e promove interação entre jovens e autoridades

- Publicidade -

06/05/2015 15h33

Governo prepara Semana Nacional Antidrogas e promove interação entre jovens e autoridades

O evento acontece dentro da Semana Nacional Antidrogas, realizada de 19 a 26 de junho em todo o país

Nego, manga-rosa e bagulho. Segundo o Portal Educação, esses são apenas alguns dos termos menosprezados por parte da sociedade, mas que circundam o mundo das drogas e demonstram a necessidade urgente de dialogar para esclarecer sobre as consequências malignas causadas pelo seu uso, lícito ou ilícito, principalmente aos jovens. Para falar sobre o assunto, parceiros como OnGs e instituições do setor privado estiveram reunidos com a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) para tratar do evento Mesa de Diálogo Antidrogas, que será realizado em 25 de junho, a partir das 8h, na Escola Estadual Joaquim Murtinho, no centro de Campo Grande.

A ação, que contará ainda com outras secretarias e também o Poder Judiciário, pretende atingir mais de 1,5 mil alunos, com abertura da vice-governadora e secretária de Estado, Rose Modesto. “Estamos pensando o jovem em várias abordagens aqui na Secretaria. Vamos começar um monitoramento das famílias que recebem o Vale Renda para saber como estão os filhos dessas famílias: como está a vida escolar desses estudantes. Essas discussões sobre o uso de drogas precisam estar nas escolas porque é lá que o poder público também consegue acompanhar a evolução social do indivíduo”, destaca a secretária.

O evento acontece dentro da Semana Nacional Antidrogas, realizada de 19 a 26 de junho em todo o país, com o objetivo de sensibilizar e alertar ainda mais sobre a realidade do uso de drogas. A Superintendência de Direitos Humanos, ligada à Sedhast, estabeleceu o dia 25 de junho, como foco principal da ação preventiva. “Nós vamos marcar esse dia como uma oportunidade de falarmos aos jovens, grande alvo dos traficantes de drogas, e dar a eles a oportunidade de interagir, com o esclarecimento de dúvidas que ainda persistam, mas acima de tudo reforçar o quanto o consumo de drogas pode ser prejudicial para o resto de suas vidas, com consequências desastrosas”, esclareceu a superintendente de Direitos Humanos, Ana Lúcia Américo.

Diretor da escola que sediará o evento, o professor Lucílio Nobre sabe bem o que é conviver com jovens que são constantemente assediados por propagandas e incentivo ao uso de drogas. Sua escola atende a mais de 2,3 mil alunos de toda a capital, com idade de 13 aos 20 anos. “Inegavelmente temos que conviver com alunos que sofrem, diretamente ou na família, com a consequência do uso de drogas. Nós enquanto escola trabalhamos para que esse mal não se adentre ao seio escolar e que também esses alunos já atingidos possam ser orientados e assistidos para que não sofram ainda mais”, ressalta.

Para a presidente da Organização não governamental Cedro – Amor Exigente, Marise Garcia, também parceira da ação, o apoio ao conjunto familiar é de suma importância no combate e prevenção ao uso de drogas. “Nós trabalhamos principalmente com a família e ao falarmos com os jovens certamente estaremos inserido informações importantes dentro de suas casas e assim ampliando ainda mais o acesso a esse tipo de informação. Mesmo não contando com estatísticas oficiais, sabemos que esse é um problema que atinge a muitos brasileiros”, disse. No dia 25, as mães que participam das reuniões da ONG, realizadas duas vezes por semana, apresentarão uma peça teatral aos alunos, relacionada à temática drogas.

O delegado de polícia, André Matsushita, a conselheira tutelar na capital, Cassandra Szuberski e o psiquiatra, Juberty de Souza, também terão falas com os jovens, dentro da programação do evento.

Vice-governadora e secretária de Estado, Rose Modesto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-