20.8 C
Campo Grande

Há 20 anos com catarata, aposentado de 74 anos passa por cirurgia

- Publicidade -

29/03/2015 18h11

Há 20 anos com catarata, aposentado passa por cirurgia na Caravana da Saúde

Elias passou por consulta com oftalmologista e em seguida foi operado da catarata na abertura oficial da Caravana da Saúde.

Há quase 20 anos enxergando a vida embaçada por causa da catarata, o aposentado Elias Vieira de Andrade, 74 anos, deu os primeiros passos para recuperar a vista na manhã deste domingo (29), depois de passar por uma cirurgia na Caravana da Saúde, em Coxim, a primeira cidade a receber a grande ação de saúde do Governo do Estado.

“Eu não tinha meios para fazer a cirurgia e pelo SUS (Sistema Único de Saúde) eu só tinha conseguido fazer tratamento cardíaco. São coisas que a gente nem imagina. O governador está cumprindo todas as promessas de palanque”, disse o aposentado.

Elias passou por consulta com oftalmologista e em seguida foi operado da catarata na abertura oficial da Caravana da Saúde.

Assim como ele, que terá de volta a melhora na qualidade de vida, outras pessoas atendidas pelo programa do governo testemunham os anos de aflição e podem agora comemorar a consulta, exame e em alguns casos até mesmo a cirurgia.

Para quem depende de uma cadeira de rodas, hoje também foi dia de emoção. A Caravana da Saúde entregou neste domingo 75 cadeiras que foram distribuídas aos deficientes do município.

O engenheiro de pesca Ariomar Souza, 50 anos, teve paralisia infantil e durante muito tempo se arrastou pelo chão. Somente há cinco anos, a cadeira de rodas virou realidade, mas atualmente o equipamento precisava ser substituído. No entanto, vivendo de aposentadoria aquisição seria difícil.

“Neste momento seria impossível comprar, seria muito difícil. É uma alegria imensa receber essa cadeira”, disse Ariomar.

A aflição e espera se repetem em todas as histórias. O aposentado Júlio relata a expectativa por um exame desde o ano passado. “Há 20 anos não enxergo direito, mas desde o ano passado aguardo o agendamento de um exame porque a visão foi piorando”, disse Júlio Rodrigues de Oliveira, 82 anos.

Depois de examinar Júlio, a médica do Instituto dos Olhos Otavio Vieira, que veio de Ribeirão Preto (SP) para trabalhar na Caravana, Denise Leite, afirmou que a cirurgia custa, em média, R$ 3,5 mil, por olho. “Se eu fosse pagar, morreria sem enxergar”, disse Júlio.

O funcionário público Roberto Wada, 59 anos, também depende da cadeira de rodas. Aos 22 anos ele levou um tiro na região torácica, depois de um assalto em um shopping de São Paulo, e perdeu o movimento das pernas. Neste domingo, o desejo era uma nova cadeira.

“Já tenho essa cadeira há 18 anos e por isso quero uma nova. Com o salário que eu recebo, que é o mínimo, é impossível comprar”, disse.

Caravana- A intenção do Governo do Estado é acabar com as imensas filas de espera por exames e cirurgias em 11 microrregiões de saúde, que engloba os 79 municípios do Estado. Coxim é a primeira cidade do programa.

Há 20 anos com catarata, aposentado de 74 anos passa por cirurgia

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-