21.8 C
Campo Grande

Indústria de MS inicia 2015 com confiança em baixa, aponta entidade

- Publicidade -

26/01/2015 12h41

Os empresários estão receosos em relação aos próximos seis meses. Dados são da Sondagem Industrial da Fiems.

Levantamento realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), em dezembro do ano passado, aponta que as empresas do setor no estado encerraram 2014 pessimistas em relação aos próximos meses e iniciaram 2015 com baixa confiança para investir.

“Os indicadores referentes à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matéria-prima totalizaram 44,1, 42,2, 45,5 e 45,2 pontos, respectivamente, ou seja, todas as variáveis avaliadas ficaram abaixo dos 50 pontos, que é alinha divisória a partir da qual há a indicação de expectativas positivas”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele explica ainda que a atividade industrial encerrou o ano em baixa em Mato Grosso do Sul com dezembro sendo o sétimo mês consecutivo sem crescimento da produção, quando comparado com o mês imediatamente anterior.

“Em 2014, a produção industrial sul-mato-grossense apresentou expansão somente no mês maio. Nacionalmente também houve crescimento em apenas um mês ao longo do ano, ocorrendo em outubro. Já na comparação com o mesmo mês de 2013 se constata que a atividade industrial em Mato Grosso do Sul apresentou crescimento somente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e dezembro”, detalhou.

Resende reforça que o nível de utilização da capacidade instalada em Mato Grosso do Sul ficou abaixo do usual para o mês de dezembro. “O índice marcou 38,5 pontos em dezembro, queda de 0,7 pontos em relação a novembro. O resultado permanece abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual há o indicativo de utilização acima do usual para o mês. A utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 72%”, concluiu.

Agrodebate

Indústria de MS inicia 2015 com confiança em baixa, aponta entidade

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-