23.8 C
Campo Grande

Junior Mochi preside nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

- Publicidade -

01/02/2015 14h57

O deputado Mochi disse que exercerá um mandato participativo e defendeu a atuação parlamentar coesa e transparente.

Os 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul definiram neste domingo (1º) os integrantes da Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos na Casa de Leis. Foi eleita por unanimidade a chapa encabeçada pelo deputado Junior Mochi (PMDB), como presidente do Parlamento Estadual. Os demais integrantes eleitos são: Onevan de Matos (PDT), como primeira vice-presidente; Grazielle Machado (PR), como segunda vice-presidente; deputada Mara Caseiro (PTdoB), como terceira vice-presidente; deputado Zé Teixeira (DEM), como primeiro secretário; deputado Cabo Almi (PT), como segundo secretário; e Felipe Orro (PDT), como terceiro secretário.

O deputado Mochi disse que exercerá um mandato participativo e defendeu a atuação parlamentar coesa e transparente. “Tenho consciência da responsabilidade de presidir a Assembleia Legislativa. Com o apoio dos companheiros, vamos continuar as boas ações que já existem, realizando novas e identificando os desafios, que serão resolvidos à medida que surgirem”. Lembrou que zelará pela autonomia do Parlamento, priorizando a relação institucional harmônica com os demais Poderes, e uma atuação transparente junto à população. Durante o primeiro discurso, já no comando da Assembleia Legislativa, o deputado falou dos sentimentos de gratidão e compromisso que o animam a exercer o mais alto cargo do Legislativo Estadual. Também qualificou o atual momento como “precioso”, uma oportunidade a todos os integrantes da Mesa Diretora. “Hoje caminhamos em momento de superação e amadurecimento e temos que ajudar o povo brasileiro e sul-mato-grossense a entender que pode participar muito além do voto, pois é missão do Legislativo fortalecer e estimular a participação popular”, afirmou. “A sede física é na Capital, mas esta Mesa Diretora terá cada deputado como seu sustentáculo e onde estiverem ou onde forem serão um braço forte do Poder Legislativo”, concluiu.

O deputado Zé Teixeira (DEM), primeiro secretário, agradeceu a confiança dos demais deputados. “Eu me sinto muito orgulhoso, depois de 20 anos como deputado estadual, de ter sido escolhido para esse cargo que muito me honra, através de um consenso, e vou desempenhar minha função da melhor forma possível”, disse. “A Casa representa o povo e vou exercer a administração de forma transparente, eficiente e aberta ao público, sem desperdícios”, complementou.

O deputado Zé Teixeira (DEM), primeiro secretário, agradeceu a confiança dos demais deputados. “Eu me sinto muito orgulhoso, depois de 20 anos como deputado estadual, de ter sido escolhido para esse cargo que muito me honra, através de um consenso, e vou desempenhar minha função da melhor forma possível”, disse. “A Casa representa o povo e vou exercer a administração de forma transparente, eficiente e aberta ao público, sem desperdícios”, complementou.

O deputado Cabo Almi (PT), segundo secretário, ressaltou que não medirá esforços para fazer um bom trabalho e cumprir as diretrizes do Regimento Interno da Casa de Leis. “Vou conduzir com muita humildade, ética e responsabilidade”, disse. Segundo ele, os principais desafios da nova Mesa Diretora são restaurar a credibilidade política junto à população, valorizar os servidores e aproximar a sociedade do Parlamento estadual. É o que também defende o deputado Felipe Orro (PDT), terceiro secretário. Para ele, os parlamentares que conduzirão os trabalhos legislativos nos próximos dois anos devem corresponder à expectativa da população, com atuação conjunta, transparente e forte. “Encerramos um ciclo e iniciamos um novo, com um novo momento, tanto para o Brasil como para a sociedade sul-mato-grossense”.

Onevan de Matos (PDT), primeiro vice-presidente, lembrou que a Mesa Diretora tem a grande responsabilidade de conduzir a Casa de Leis nessa nova fase, realizando um trabalho que busca valorizar o Poder Legislativo. “Os desafios serão muitos, mas não farei nada sozinho, enfrentaremos um a um, buscando as soluções”, disse. A segunda vice-presidente, Grazielle Machado (PR), afirmou que está preparada e agradecida por, já no primeiro mandato como deputada estadual, fazer parte da Mesa Diretora. “Esta é uma Mesa ousada e esse misto de experiência representa muito para o Estado”, declarou. A deputada Mara Caseiro (PTdoB), terceira vice-presidente, disse que buscará atender às expectativas da população. “Vamos continuar nosso trabalho por justiça social, nas várias áreas, mas especialmente na saúde pública”, explicou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lembrou que a Mesa Diretora eleita contempla a diversidade partidária retratada na Assembleia Legislativa. Ele ressaltou que Executivo e Legislativo continuarão em sintonia por Mato Grosso do Sul. “Teremos uma relação de compromisso mútuo com o Legislativo, buscando sempre o diálogo e a parceria entre os Poderes”. A eleição da Mesa Diretora foi nominal e aberta, como preconiza o artigo 10 do Capítulo II do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. O mandato dos integrantes da Mesa Diretora tem duração de dois anos, sendo permitida a reeleição por igual período.

Abertura – A Sessão Solene de Abertura da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura será realizada às 9h do dia 2 de fevereiro (segunda-feira), no Plenário Deputado Júlio Maia. A programação começará às 8h45, quando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, na rampa que dá acesso ao Palácio Guaicurus. Em seguida, haverá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado e de Campo Grande. A sessão solene começará logo depois, no plenário, onde o governador deverá fazer a leitura de mensagem aos deputados estaduais, conforme o inciso XI do artigo 89 da Constituição Estadual.

Deputados tomam posse e reafirmam compromisso com a população

Reafirmando o compromisso constitucional com a população de Mato Grosso do Sul, os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos para a 10ª Legislatura (quadriênio 2015-2019) tomaram posse dos respectivos cargos durante solenidade realizada na manhã deste domingo (1º), na Assembleia Legislativa. Autoridades, familiares dos deputados estaduais e representantes da sociedade civil lotaram as galerias do plenário deputado Júlio Maia. Segundo o deputado Maurício Picarelli (PMDB), que presidiu os trabalhos, os parlamentares, aos assumirem o mandato, consolidam os princípios democráticos que norteiam o Legislativo Estadual. “Esta Casa de Leis sempre está aberta aos que buscam os seus direitos, reafirmando a cidadania e a busca da paz com justiça social”, disse. “Teremos mais uma jornada; e o trabalho e a dedicação, aliados ao bom-senso e à serenidade, serão o farol para o caminho que agora começamos”, complementou.

Discursando em nome da bancada do PT, o deputado Pedro Kemp enfatizou as atribuições dos parlamentares e também o compromisso assumido com os eleitores do Estado. Lembrou que, em 2014, a Assembleia Legislativa foi palco de inúmeros protestos dos mais diversos segmentos da sociedade. “Muitos vieram aqui protestar e esta tem que ser mesmo, de fato, a Casa da Cidadania, sempre de portas abertas para as legítimas manifestações”, reiterou. Kemp convidou os demais parlamentares ao “resgate da confiança dos cidadãos”. “Além de cumprirmos com nossas atribuições inerentes aos cargos que assumimos, não podemos tornar as pessoas descrentes dos seus representantes; temos que ouvir o que esperam de nós, agir com transparência e votar no bem da coletividade”, complementou. Defendeu, ainda, a oposição construtiva ao governo do Estado, com a fiscalização e a proposição de sugestões ao Executivo.

O deputado estadual Professor Rinaldo, representando os parlamentares do PSDB, lembrou que o momento é de “crises” na conjuntura nacional e defendeu a união entre todos os deputados na atuação em prol da população de Mato Grosso do Sul. “Ao voltar para mais um mandato, sinto que temos uma responsabilidade ainda maior, e conclamo todos a nos unirmos a um só projeto, fazendo valer cada voto que recebemos nas eleições”, disse.

Foram reeleitos para mais um mandato: o bacharel em Direito e agente tributário Amarildo Cruz (PT); o ex-policial militar e sindicalista Cabo Almi (PT); o pecuarista e economista Eduardo Rocha (PMDB); o advogado Felipe Orro (PDT); o médico George Takimoto (PDT); o advogado e ex-prefeito de Coxim, Junior Mochi (PMDB); o advogado Lidio Lopes (PEN); a dentista e ex-prefeita de Eldorado, Mara Caseiro (PTdoB); o médico veterinário Marcio Fernandes (PTdoB); o advogado Marquinhos Trad (PMDB); o jornalista Maurício Picarelli (PMDB); o advogado e ex-prefeito de Naviraí, Onevan de Matos (PSDB); o engenheiro civil Paulo Corrêa (PR). Também retornam à Casa de Leis Pedro Kemp (PT), graduado em filosofia e psicologia e mestre em Educação; o Professor Rinaldo (PSDB) e o agropecuarista Zé Teixeira (DEM).

Com renovação de quase 40%, foram eleitos para o Legislativo estadual: Ângelo Guerreiro (PSDB), ex-vereador de Três Lagoas; Antonieta Amorim (PMDB), formada em artes plásticas; o advogado, ex-prefeito de Angélica e ex-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Barbosinha (PSB); o empresário e ex-prefeito de Terenos, Beto Pereira (PDT); o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ponta Porã, Flavio Kayatt (PSDB); a empresária e ex-vereadora de Campo Grande, Grazielle Machado (PR); o professor e ex-deputado federal João Grandão (PT) e o agrônomo Renato Câmara (PMDB), ex-prefeito de Ivinhema.

A vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), defendeu a atuação conjunta entre os Poderes. “Temos aquele sentimento de que o Estado espera muito de nós e não tenho dúvidas de que os deputados e está Casa têm esse compromisso com a população”.

Assessoria de Imprensa/ALMS

Junior Mochi preside nova Mesa Diretora da Assembleia LegislativaFoto: Cristina Gomes/A Tribuna News“/>

Junior Mochi preside nova Mesa Diretora da Assembleia LegislativaFoto: Cristina Gomes/A Tribuna News“/>

Junior Mochi preside nova Mesa Diretora da Assembleia LegislativaFoto: Cristina Gomes/A Tribuna News“/>

Junior Mochi preside nova Mesa Diretora da Assembleia LegislativaFoto: Cristina Gomes/A Tribuna News “/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-