31.8 C
Campo Grande

Luta e combate ao racismo é destaque no encerramento de Seminário

- Publicidade -

28/05/2015 18h03

Luta e combate ao racismo é destaque no encerramento de Seminário da Subsecretaria da Igualdade Racial

Durante todo o mês de maio o seminário levou informação e debateu sobre a abolição da escravatura

Para sensibilizar a população sobre a luta e o combate ao racismo, a Subsecretaria de Igualdade Racial, pasta ligada à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) prossegue com seminário sobre o 13 de maio no Brasil, data em que foi assinada a Lei Áurea em 1888 e que aboliu oficialmente a escravidão no País. Na manhã desta quinta-feira (28), o debate foi na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a presença de representantes de segmentos das causas negras e advogados.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro em Mato Grosso do Sul, Romilda Pizani, afirmou que o seminário é um meio de sensibilizar as pessoas e motivá-las a discutir em todos os espaços . “O preconceito ainda é muito vigente por isso é importante estarmos presentes aqui na OAB, pois sabemos que muitos advogados que aqui estão atendem a população negra. É uma satisfação estarmos com amigos negros que são formados, atuam como advogados e conquistaram seus espaços. Vamos unir nossas forças e levar as comunidades quilombolas informações sobre leis e direitos”, reforçou a presidente.

O secretário geral da OAB, Lázaro José Gomes Júnior, destacou que acima de tudo o ser humano independente da cor deve ser respeitado. “Todo o ser humano deve ser valorizado, respeitado e lutamos para que as leis sejam cumpridas. A OAB está à disposição principalmente para acolhimento de toda pessoa que tenha seus direitos violados em qualquer situação”.

Durante todo o mês de maio o seminário levou informação e debateu sobre a abolição da escravatura como algo muito distante da real liberdade dos negros no Brasil. O seminário termina hoje com palestra para alunos e professores da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), às 19h30.

Capacitação

Ainda nessa semana no dia 22, aconteceu reunião com representantes da Subsecretaria e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Deusdete de Oliveira para firmar parcerias em projetos de capacitações para soldados e oficias da Polícia Militar, tendo como temática a Igualdade Racial. Na oportunidade o subsecretário de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza convidou a corporação para fazer parte do grupo de trabalho para a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para a promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul.

Luta e combate ao racismo é destaque no encerramento de Seminário

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-