28.8 C
Campo Grande

‘Mamaço’ reune dezenas de mães e bebês em prol do aleitamento materno

- Publicidade -

03/08/2015 09h51

‘Mamaço’ reune dezenas de mães e bebês em prol do aleitamento materno em Campo Grande

O evento faz parte da Semana Mundial da Amamentação 2015 que traz como tema ‘Amamentar e trabalhar, basta apoiar’.

Dezenas de mães levaram os seus bebês na manhã deste sábado (1) para participar de um “mamaço” na Praça do Rádio Clube. O ato tem como objetivo incentivar o aleitamento materno. O evento faz parte da Semana Mundial da Amamentação 2015 que traz como tema “Amamentar e trabalhar, basta apoiar”.

O “mamaço” é um evento anual onde mães, de diversas cidades e estados brasileiros, se reúnem – no mesmo dia e no mesmo horário – em um ponto turístico de suas cidades, para amamentar seus bebês simultaneamente. Já o tema deste ano busca proporcionar condições para que mulheres que trabalham consigam, também, amamentar, sem comprometer as necessidades básicas de seus bebês e a relação com o empregador.

Leticia Martins, de 27 anos, levou o pequeno Vitor, de 2 anos e meio, para participar e mobilizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. “Eu participo dos mamaços desde que o Vitor nasceu. O ato de amamentar é importantíssimo tanto para a mãe quanto para o bebê. E ainda hoje a gente percebe que há falta de informação sobre os benefícios que uma criança que mama no peito tem”, declarou Letícia.

A fotógrafa Ana Paula Cayres, de 33 anos – que está com a exposição “Amamentar, um ato de amor” no shopping Bosque dos Ipês – também participou do mamaço com a pequena Clara, de um ano e meio. “Eu participo desde que estava grávida. O leite materno fornece nutrientes, é a principal alimentação quando bebê e um complemento depois de um ano de idade, cria vínculo entre mãe e filho, enfim, é muito relevante para o desenvolvimento da criança”, afirmou.

Segundo a consultora da Saúde da Criança e Aleitamento do Ministério da Saúde, Fátima Scarcelli, além de ser benéfico para as mães e os bebês, o ato de amamentar também é importante para a sociedade como um todo.

“A criança que mama no peito adoece menos, tem um desenvolvimento pleno, com qualidade de vida. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam ainda que a amamentação reduziu a mortalidade infantil em 13%. Um pré-natal de qualidade, parto humanizado e também o aleitamento materno são estratégias do Ministério da Saúde em parceria com governos, municípios e a sociedade”, finalizou Fátima.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é realizada de 31 de julho e 7 de agosto em parceria do Governo do Estado com o Grupo Aldeia e Shoppping Bosque dos Ipês. Além do mamaço, outras ações fazem parte da programação. Confira abaixo:

Exposição Fotográfica: Amamentar, um ato de amor! | Ana Paula Cayres – 31/07 a 07/08 • 10h às 22h
Visita Guiada: “A evolução da amamentação” – 31/07 a 02/08 • 14h às 16h
Estande Bancos de Leite – Apoio Governo do Estado – 31/07 a 07/08 • 14h às 20h

A programação da Semana do Aleitamento Materno acontece no Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, nº 4796 – Bairro Novos Estados.

‘Mamaço’ reune dezenas de mães e bebês em prol do aleitamento materno

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-