23.8 C
Campo Grande

Ministério da Justiça publica portaria que autoriza Força Nacional em MS

- Publicidade -

04/07/2015 22h31

Objetivo é prevenir e reprimir conflito entre índios e produtores rurais. Força Nacional deve ficar por 30 dias na região do Conesul, diz portaria.

O Ministério da Justiça publicou na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (3) portaria que autoriza a presença da Força Nacional em Mato Grosso do Sul para prevenir e reprimir conflitos agrários entre índios e produtores rurais na região do Conesul. Segundo a portaria publicada, a presença dos policiais deve prevenir ainda crimes às comunidades indígenas.

Índios denunciaram à polícia o sumiço de um adolescente de 14 anos e de uma criança de 12, durante conflito na fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, a 377 quilômetros de Campo Grande, no dia 24 de junho.

A Força Nacional deve atuar, de forma complementar, em apoio às atividades da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, entre os municípios de Antônio João e Japorã. Os policiais devem permanecer no estado por 30 dias, a partir da data da publicação da portaria. No entanto, o prazo pode ser prorrogado, caso seja necessário.

De acordo com a publicação, o governo do estado, responsável pela solicitação dos policiais, deverá dispor de infraestrutura necessária à instalação de base administrativa, bem como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública.

Conflito

Cerca de 50 guarani kaiowá entraram na fazenda Madama na segunda-feira (22). Na quarta-feira (24), produtores rurais entraram no local com caminhonetes e fizeram buzinaço e manobras perigosas. Os índios reagiram com paus e flechas.

De longe, era possível ver fogo no acampamento dos índios. Foram ouvidos disparos de arma de fogo. Depois disso, os índios saíram do local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Funai, Ministério Público Federal (MPF) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta (PT) estiveram na fazenda e conversaram com os dois lados envolvidos no conflito.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pediu a Força Nacional de Segurança Pública na região por conta dos conflitos. Os policiais chegaram sábado (27) e desde então reforçam a segurança.

Fonte: G1 MS

Ministério da Justiça publica portaria que autoriza Força Nacional em MSFoto: Martim Andrada/TV Morena“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-