18.8 C
Campo Grande

Moradores em Inocência recebem com festa escola reformada pelo governo

- Publicidade -

17/04/2014 00h36

Moradores de distrito em Inocência recebem com festa escola reformada pelo governo e premiação a estudantes

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo dos Santos, afirmou que o governo estadual tem investido em todos os setores da economia

Com uma população de aproximadamente 600 habitantes, o distrito de São Pedro, a 26 quilômetros de Inocência, possui apenas uma escola que atende cerca de 150 estudantes da área rural do município. Construída há mais de 30 anos, a Escola Estadual João Ponce de Arruda nunca havia passado por uma reforma completa e o prédio necessitava de intervenções para levar educação de qualidade aos alunos matriculados. Pensando nisso, o Estado investiu cerca de R$ 590 mil na reforma e ampliação do prédio para reiterar o compromisso de proporcionar um ensino de qualidade a todos os cidadãos em idade escolar de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador André Puccinelli – que inaugurou a nova escola nesta quarta-feira (16), num dia de festa para a comunidade do distrito – a ênfase dada pela atual administração ao setor educacional atende a demanda da população por serviços públicos de qualidade.

“Ao assumir o governo de Mato Grosso do Sul em 2007, as pesquisas indicaram que a população requeria prioridade absoluta para educação, saúde e segurança pública e por isso temos priorizado estes setores. E é com muita alegria que entregamos esta obra, que há muitos anos se fazia necessária. É uma satisfação cumprir com as prioridades que a população demanda”, destacou.

O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo dos Santos, afirmou que o governo estadual tem investido em todos os setores da economia, não fazendo distinção entre municípios grandes e pequenos, levando investimentos e qualidade de vida a todas as cidades de Mato Grosso do Sul. “O governador atende a todos os segmentos, sem exceção. E ao investir em educação, que é um dos pilares da nossa sociedade, ele investe no futuro do Estado, fazendo com que o crescimento seja inevitável”.

Para os alunos, a reforma significou atenção do Estado para os estudantes do interior, fazendo com que os habitantes de qualquer município sejam tratados de maneira igual, com estrutura para um ensino de referência. A aluna Letícia Kenidy da Silva, de 14 anos, estuda há nove na escola e garante que os benefícios trazidos com a reforma, extrapolam a beleza do novo prédio. “Antes, acontecia de haver cancelamento de aulas por causa da chuva, pois havia goteiras nas salas. Também não tínhamos onde lanchar. Agora temos uma escola padrão, que além de bonita, nos proporciona conforto ao vir para as aulas. Isso faz com que nós tenhamos mais vontade de estudar e frequentar a escola, melhorando nossa capacidade de estudo”, definiu.

Presença da família

O diretor da escola, Cláudio Barbosa Santos, que atua há 21 anos na educação, garante que a motivação dos alunos, em função da reforma do prédio, aumentou muito desde o início das aulas. Santos destaca ainda que as famílias das crianças e dos jovens matriculados esperavam pela reforma tanto quanto os alunos. “O prédio estava precário e todos esperávamos essa intervenção. E o interessante é que as famílias esperavam tanto quanto nós. Era sonho dos pais verem seus filhos estudando em uma escola boa, bonita e com estrutura de qualidade. Além disso, esse respaldo do Estado faz com que os alunos, de fato, peguem firme nos estudos”, afirmou.

Prêmios

Durante a solenidade de inauguração da escola, foi entregue a premiação aos alunos mais bem colocados de cada série em 2013, totalizando 59 estudantes premiados, através do Programa Estadual Escola para o Sucesso. Os primeiros e segundos colocados receberam um tablet e os terceiros ganharam uma bicicleta.

Viviane Aparecida Pinheiro, de 18 anos e atualmente cursando a faculdade de jornalismo, afirma que quando os alunos sabem que poderão ganhar uma bonificação ao final do ano letivo em função do seu desempenho em sala de aula, a dedicação aumenta, fazendo com que o nível de conhecimento seja maior. Além disso, ela afirma que o tablet que recebeu será de grande valia durante o ensino superior. “Sempre morei em fazendas aqui da região e estudei nesta mesma escola. Este é um grande reconhecimento por parte do governo que faz com que todos os alunos se dediquem mais aos estudos. No meu caso, será muito útil para mim na faculdade, pois poderei fazer trabalhos e ter acesso à internet. O estudo se torna mais prazeroso”.

Ex-estudante da escola João Ponce de Arruda e mãe de uma aluna matriculada nesta instituição, Angelina Barros é apoiadora do programa que, segundo ela, auxilia no desenvolvimento educacional e pessoal das crianças. “Apoio o programa porque ele dá toda a estrutura, além de incentivos para que nossos filhos estudem com mais afinco e cresçam na vida. A grande maioria de nós não pode comprar tablets ou bicicletas para nossos filhos, e tendo isso dentro da escola faz com que eles se dediquem e tenham êxito no longo prazo”, finalizou.

Quadra Coberta

Ao final da cerimônia, o governador André Puccinelli garantiu que executará a cobertura da quadra de esportes da Escola Estadual João Ponce de Arruda ainda este ano. Porém, o chefe do Executivo pediu uma contrapartida dos alunos, para que a obra seja concluída. “Faço a cobertura da quadra, mas quero apenas uma coisa de vocês: estudem. Para que suas famílias e Mato Grosso do Sul tenham orgulho dos profissionais que vocês serão no futuro”, finalizou.

Moradores em Inocência recebem com festa escola reformada pelo governo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-