23.8 C
Campo Grande

Movimento cultural se reúne com secretário Athayde Nery

- Publicidade -

30/06/2015 18h24

O interessante é que não estavam lá para uma apresentação, mas para ouvir e debater políticas públicas para a cultura.

No começo parecia uma grande e animada festa. Há tempos não se via tantos artistas da cidade e do Estado reunidos em um só lugar. O interessante é que não estavam lá para uma apresentação, mas para ouvir e debater políticas públicas para a cultura. Na tarde desta segunda-feira, 29 de junho, dia de São Pedro, o chaveiro do Céu, as portas do Teatro Aracy Balabanian foram abertas para os fóruns de cultura, colegiados setoriais, coletivos, produtores e técnicos para uma conversa sobre a atuação da instituição no ano de 2015.

A recepção artística foi feita pelo grupo Circo do Mato, que recebeu os amigos na entrada com um lindo coro a moda antiga, acompanhado de violoncelo e tambor. Depois se harmonizarem com a música, foi hora de deixar a conversa um pouco séria. Mostrando o organograma da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), e da FCMS, o secretário e também presidente da fundação Athayde Nery, explicou com detalhes os planos e ações das instituições, narrando um por um, programas como os de gestão institucional e financiamento da cultura, de formação, difusão cultural, patrimônio histórico cultural, entre outros projetos e ações novos e de continuidade.

Ao lado de Athayde, auxiliando nos esclarecimentos, estavam também a secretária adjunta, Andréa Freire, o superintendente de Cultura, Zitto Ferrari, a superintendente de Economia Criativa, Cláudia Medeiros e o superintendente do Fundo de Investimento Cultural (FIC), Ricardo Maia.

Na plateia, dezenas de rostos conhecidos de quase todas as gerações e classes artísticas, como Geraldo Espíndola, Ana Ruas, Fernando Cruz, Camila Jordão, Rick Tibau, Marina Peralta, Mauricio Copetti, Lucas Brandão, professora Lisonete, Jerry Espindola, Anderson Lima, Mauro Guimarães, Jair Damasceno, Vitor Samúdio, Sônia Ruas, Anderson Lima, entre outros que não foi possível visualizar na multidão.

Em seguida, Athayde e Andréa comentaram sobre as mudanças no FIC, como a publicação do Edital Público de Credenciamento de Analistas Pareceristas para seleção de projetos e a criação de uma plataforma desenvolvida pela Fundect/MS em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o encaminhamento de projetos e editais. Novidade que profissionaliza o sistema, possibilitando maior transparência e interação com os inscritos.

“Muito interessante todas as novidades ditas aqui hoje. Acho importante abrir novos horizontes com novas perspectivas, como acolher recursos privados, criação da plataforma e maneiras de deixar mais transparente, já que os nossos recursos andam cada vez mais limitados”, elogiou a produtora cultural Carolina Lima.

Depois de abrir para os esclarecimentos, o público de artistas focou durante um tempo em perguntas e reclamações relacionadas a orçamento, e foram respondidas, hora pelo secretário, hora por Andréa Freire e Ricardo Maia, que não deixaram de lembrar que a FCMS e seu processo de gestão têm por objetivo a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico de toda sociedade.

Movimento cultural se reúne com secretário Athayde Nery

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-