25.8 C
Campo Grande

MS concentra quase metade das mortes por dengue em todo o país

- Publicidade -

26/02/2013 01h29

Ministro da saúde, Alexandre Padilha, disse que a pior situação está em MS

Com o número alarmante de 14 óbitos confirmados por dengue, Mato Grosso do Sul concentra 42,4% das mortes registradas no país e é considerado pelo governo como o Estado com a situação mais crítica. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, em MS a taxa sobe para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes.

Os dados foram divulgados nesta tarde pelo Ministério da Saúde. Conforme o relatório do governo, em todo o país foram registrados 33 óbitos pela doença, sendo que 14 mortes ocorreram em MS, seguido por Minas Gerais (4) e Paraná (3).

Ainda conforme o balanço, houve um aumento de 4757% no número de casos no Estado neste ano, comparado com 2012. Enquanto que no ano passado foram registrados apenas 865 casos, no mesmo período deste ano já foram contabilizados 42.015 casos.

Para o Ministério da Saúde, a elevação na quantidade de casos de dengue se deve à circulação de um novo tipo da doença, o DENV-4, um dos quatro sorotipos existentes no país.

Dados indicam que essa cepa foi responsável por 52,6% das amostras verificadas nos casos confirmados. “Um sorotipo em local onde nunca circulou encontra vários indivíduos suscetíveis. […] Encontra um país todo suscetível. Atingiu municípios grandes, como Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Uberaba. Isso fez subir o número de casos”, afirmou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que cinco estados do país vivem uma epidemia de dengue: Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Mato Grosso e Tocantins. É considerado estado de epidemia quando há incidência maior do que 300 casos a cada 100 mil habitantes.

“Temos epidemia em estados e municípios do país. Oito estados concentram 83% dos casos nessas primeiras sete semanas do ano. E aqueles lugares que não estão classificados como epidemia não podem reduzir os cuidados”, disse o ministro.

correiodoestado

MS concentra quase metade das mortes por dengue em todo o paísFoto: Marcello Casal/ Agência Brasil“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-