24.8 C
Campo Grande

MS sedia encontro de gestores do Sistema Nacional de Segurança

- Publicidade -

01/10/2014 12h01

MS sedia encontro de gestores do Sistema Nacional de Segurança Pública

O objetivo do encontro é a definição de critérios e indicadores que classificarão os Estados como adimplentes ou inadimplentes

Gestores do Sistema Nacional de Informações de Segurança (Sinesp), representantes das cinco regiões do País, se reúnem esta semana em Campo Grande para discutir metodologia e padronização de alimentação deste grande banco de dados, implantando pelo Governo Federal em 2012. O encontro, denominado 4ª Reunião ordinária do Conselho Gestor e 1ª Reunião da Câmara Temática de Estatística e Analise Criminal, teve início nesta terça –feira (30) e segue até quinta –feira (2/9).

O objetivo do encontro é a definição de critérios e indicadores que classificarão os Estados como adimplentes ou inadimplentes perante ao Sinesp, no tocante a alimentação do sistema. Sendo considerado inadimplente, um Estado automaticamente não poderá firmar convênios com o governo federal e nem receber recursos federais na área da segurança pública.

De acordo com o gestor de estatística da Sejusp e representante do Sinesp para região Centro Oeste, investigador Francisco Duarte, atualmente todos os estados já alimentam o sistema, o que que serádefinido neste encontro serão os procedimentos obrigatórios da alimentação. “A partir de estudous da câmara temática de estatística e análise criminal e deliberação do conselho gestor, serão definidos os campos mínimos e imprescindíveis para que o estado esteja apto a receber recursos federais”, informou Duarte.

Presente na abertura do encontro, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, destacou a importância do uso da tecnologia em prol da segurança pública. “Cada vez mais há um avanço da sociedade em tecnologia, o crime se aproveita disso e os órgãos da segurança pública também precisam acompanhar essa evolução”, disse.

O representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp ) e presidente do Conselho Gestor do Sinesp, Rafael Rodrigues, explica que o Sinesp é um grande sistema que hospeda e integra vários outros sistemas da segurança pública. “O Sinesp é considerado um grande sistema composto por vários módulos. Atualmente temos dezenove projetos sendo desenvolvidos, desde o próprio portal, ao sistema de boletim de ocorrência eletrônico, sistema de inquérito policial eletrônico, sistema de atendimento e despacho, ou seja, vários projetos que são parte desse grande sistema que é o Sinesp”, explicou.

O presidente do Conselho Gestor destacou o estado de Mato Grosso do Sul, como exemplo para os demais estados . “Aqui o processo de alimentação das bases federais de dados para fins estatísticos é excelente, praticamente atingem 100% dos critérios e das variáveis que são solicitados. “E por apresentar essa condição, Mato Grosso do Sul já foi beneficiado com recursos do Governo Federal, destinados a reestruturação dos núcleos de estatística, e também com investimentos voltados à formação e capacitação dos profissionais que atuam nestes núcleos, valorizando a gestão do conhecimento”, concluiu Rodrigues.

Sinesp

Criado pela a lei 12.681/12 o Sinesp tem como objetivo compilar, padronizar e fornecer dados e informações precisas sobre situação da criminalidade no Brasil, armazenando e integrando dados e informações da segurança pública, como ocorrências criminais, registro de armas de fogo, entrada e saída de estrangeiros, pessoas desaparecidas, sistema prisional, condenações, penas, mandados de prisão, além da repressão à produção, fabricação e tráfico de crack e outras.

MS sedia encontro de gestores do Sistema Nacional de Segurança

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-