32.8 C
Campo Grande

Municípios de MS recebem computadores para informatizar serviços farmacêuticos

- Publicidade -

27/03/2015 16h12

Alguns municípios já começaram a receber os computadores desde o dia 17 deste mês, entre eles Sete Quedas, Caarapó e Deodápolis.

O Ministério da Saúde irá entregar 125 computadores para 19 municípios de Mato Grosso do Sul para informatizar os serviços farmacêuticos. Em todo o País, serão distribuídos 5.112 computadores e, posteriormente, 1.704 impressoras. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai beneficiar 485 cidades do país.

Alguns municípios já começaram a receber os computadores desde o dia 17 deste mês, entre eles Sete Quedas, Caarapó e Deodápolis. A estratégia de modernizar os estabelecimentos farmacêuticos integra o Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde – QualiSUS-Rede, que prevê ainda a realização de cursos de capacitação, com 4.860 vagas, para profissionais e gestores que desenvolvem serviços farmacêuticos no SUS.

Também está em andamento uma pesquisa para avaliar a qualidade dos serviços farmacêuticos ofertados no SUS, desde a Atenção Básica até os serviços hospitalares, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, no sistema prisional e na saúde indígena.

“O objetivo geral do projeto é qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica por meio da formação profissional e informatização dos serviços farmacêuticos e, assim, ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população brasileira”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Nesta primeira fase serão contempladas as Centrais de Abastecimento Farmacêutico e Almoxarifados, as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além das Farmácias do Componente Especializado, que distribuem medicamentos indicados para o tratamento de doenças crônicas e/ou raras. Na fase seguinte, os equipamentos chegarão aos serviços farmacêuticos do Subsistema da Saúde Indígena, que atende os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS) e demais polos indígenas.

Melhoria do acesso

O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica foi criado em 2012 para melhorar a qualidade do acesso a medicamentos no Brasil. Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.

Confira os municípios sul-mato-grossenses contemplados:

Amambai
Antônio João
Aral Moreira
Caarapó
Coronel Sapucaia
Deodápolis
Douradina
Dourados
Fátima do Sul
Glória de Dourados
Itaporã
Jateí
Laguna Carapã
Paranhos
Ponta Porã
Rio Brilhante
Sete Quedas
Tacuru
Vicentina

Municípios de MS recebem computadores para informatizar serviços farmacêuticos

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-