25.8 C
Campo Grande

Mutirão de Colonoscopia é a primeira ação da Caravana da Saúde

- Publicidade -

04/05/2016 07h42

No Hospital Regional, Mutirão de Colonoscopia é a primeira ação da Caravana da Saúde

O evento, que se estende até nesta quarta-feira, é a primeira ação da Caravana da Saúde que começa no dia 14 deste mês.

Para diminuir a fila de espera por exames em Campo Grande, o Hospital Regional, em parceria com o Governo do Estado e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), deu início, ontem (3), ao Mutirão de Colonoscopia que irá atender 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos. O evento, que se estende até esta quarta-feira, é a primeira ação da Caravana da Saúde que começa no dia 14 deste mês.

“Iniciamos esse mutirão no mesmo espírito da Caravana, que é a diminuição das filas e a realização de procedimentos médicos e cirúrgicos em parceria com a sociedade civil organizada”, disse o secretario de Saúde, Nelson Tavares, sobre a ação.

Conforme o presidente da SOBED, Antonio Gentil Neto, depois do câncer de mama, o de colorretal é o segundo câncer com o maior número de incidência no país. “Estima-se que alguns fatores sejam importantes, como a dieta. As dietas com bastante fibra e com pouca gordura podem minimizar o surgimento do câncer de intestino. É uma doença que tem relação direta com a gordura e com questões genéticas”, avaliou o médico. Ele afirmou ainda que o cigarro pode ser um fator desencadeante da doença.

O médico e diretor presidente do Hospital Regional, Justiniano Barbosa Vavas, afirmou que são realizados entre 400 e 600 exames digestivos na unidade, sendo, aproximadamente, 250 apenas de colonoscopia. “Com a parceria entre a SOBED e a Caravana da Saúde, serão realizados 140 exames a mais neste mês e os resultados devem ser divulgados em 15 dias”.

O exame de colonoscopia detecta pólipos no intestino, que são pequenas lesões, semelhantes a verrugas, que podem se tornar malignas e evoluir para um câncer. “Em média, 25% dos exames encontram os pólipos e 5% destes são malignos. Por isso é importante que as pessoas percebam qualquer alteração na rotina de ir ao banheiro e procurem um médico”, explicou o diretor do HR.

“Essa é a oportunidade onde a população pode ter acesso ao exame depois de esperar tanto tempo na fila. Esse é o pontapé inicial da Caravana da Saúde que o Governo do Estado já realizou em dez microrregiões e vai realizar em Campo Grande”, afirmou a vice-governador Rose Modesto.

Depois de fazer uma cirurgia no coração, o aposentado Laudivino Salustiano, 67 anos, desenvolveu problemas intestinais, desde então, tem dificuldade até para sair de casa. “Desde que fiz uma cirurgia no coração, há três anos, me deram um laxante e fiquei com problema no intestino. Desde esse dia, tenho o intestino desregulado. Fiquei um mês indo na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para me medicar e o médico disse para eu fazer o exame. Quase não saio de casa”, disse o aposentado enquanto aguardava o exame hoje pela manhã.

Luciana Brazil – Notícias MS

Fotos: Chico Ribeiro e Leca

Mutirão de Colonoscopia é a primeira ação da Caravana da Saúde

Mutirão de Colonoscopia é a primeira ação da Caravana da Saúde

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-