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NEAD/UEMS discute Especialização para professores indígenas

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27/11/2015 19h12

Desde então, o Núcleo tem trabalhado em função de às necessidades de uma especialização em que o indígena seja o protagonista dos projetos.

Professores do Núcleo de Estudos em Análise do Discurso da UEMS de Campo Grande (NEAD/UEMS) receberam esta semana, um grupo de lideranças indígenas para discutir aspectos da implantação de uma Especialização voltada para Formação de Professores Indígenas.

Os docentes Marlon Leal Rodrigues, Elisângela Leal da Silva Amaral, Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira, Denise Silva e Ruberval Franco Maciel, vinculados ao NEAD, se reuniram com professores indígenas entre os quais, Wanderley Dias Cardoso, Dalila Luiz, Elinéia Luiz Paes Jordão e Alcery Marques Gabriel (Aquidauana); José Liandro Figueredo e Cledeir Pinto Alves (Aldeia Buriti); Maria de Lourdes Elias (Aldeia de Cachoeirinha), e Eliseu Lili (Campo Grande).

“O saber indígena está com o indígena, logo, é ele quem tem total autonomia para apresentar esse saber. A nós, professores acadêmicos, cabe oferecer-lhe a técnica, as ferramentas científicas e, em um curto espaço de tempo, nasce o indígena cientista ou o cientista indígena”, explica o prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues.

As reuniões foram iniciadas depois que o acadêmico Sergio Reginaldo, da Uidade da UEMS de Campo Grande procurou o NEAD encaminhando a demanda por uma Pós-Graduação para formação específica de docentes indígenas. Desde então, o Núcleo tem trabalhado em função de às necessidades de uma especialização em que o indígena seja o protagonista dos projetos.

UEMS

NEAD/UEMS discute Especialização para professores indígenas

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