24.8 C
Campo Grande

Neto defende parceria com Coegemas para captação de recursos na área social

- Publicidade -

27/02/2015 20h12

Neto defende parceria com Coegemas para captação de recursos à assistência social

Juvenal Neto, defendeu estreitar a relação institucional com o órgão visando à captação de recursos para investimento na área

Ao participar de encontro nesta quinta-feira (26) do Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social), na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o presidente da entidade, Juvenal Neto (PSDB), defendeu estreitar a relação institucional com o órgão visando à captação de recursos para investimento na área de assistência social dos municípios do Estado.

Neto participou do ato de posse da nova diretoria do Colegiado juntamente com o deputado estadual Renato Câmara (PMDB), representando a Assembleia Legislativa, a vice-governadora Rose Modesto (PSDB) e lideranças regionais e municipais ligadas ao setor.

Em discurso, Neto falou sobre as dificuldades que passam os municípios não apenas sul-mato-grossenses, mas de todo País, por culpa das medidas econômicas adotadas pelo governo federal que, embora sejam necessárias para o equilíbrio financeiro, acabam refletindo diretamente nos municípios.

O presidente da Assomasul salientou que, apesar disso, as prefeituras têm aplicado dinheiro acima da meta que são obrigadas a investir por lei em alguns setores da administração pública, como na saúde e na educação, cujos limites são 15% e 25%, respectivamente.

Segundo ele, grande parte das prefeituras investe entre 25 a 30% na saúde e entre 40 a 45% na educação, ou seja, ultrapassando o teto estabelecido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Ele voltou a se queixar de perdas da ordem de R$ 1,2 bilhão que as prefeituras deixaram de arrecadar por conta na queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) nos últimos quatro anos.

“Para se ter uma ideia, no meu município, Nova Alvorada do Sul, isso representa um prejuízo de R$ 12 milhões. Além do mais, temos que repassar 5% do orçamento às Câmaras e honrar outros compromissos. Daí você vê a margem que fica. Por isso é importante às parcerias com o governo estadual e acima de tudo com o governo federal”, sugeriu Neto, informando que no dia 3 de março irá se reunir com a CNM (Confederação Nacional de Municípios) a fim de discutir a pauta da próxima Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios que ocorrerá em maio deste ano.

Ainda em seu discurso, Neto se comprometeu levar a Brasília na próxima semana, documento do Coegemas com uma série de reivindicações na área de assistência social.

A nova presidente do Coegemas, Cleci Fortunati Souza, ressaltou a importancia dessas parcerias como forma de fortalecer o setor de assistência social. Ela também falou dos graves problemas que afetam os municípios, destacando que a falta de recursos tem impedido ações mais sólidas e concretas em prol da população.

Cleci deve entregar o documento reivindicatório ao presidente da Assomasul na próxima semana. Além dela, foram empossadas vice-presidente, Djasli Bárbara Cestari Maiaroti (Camapuã); secretária de Coordenação Técnica, Janete Belini Oliveira (Campo Grande); secretária de Articulação, Valéria Eloiza Chocarosqui (Ivinhema); secretária de Finanças, Patrícia Cezar dos Santos (Nova Alvorada do Sul).

No Conselho Fiscal foram empossadas Sueli de Lara Souza (Eldorado); Fábio Alves Pereira (Pedro Gomes); Francisco Fábio Vanuchi (Angélica).

Governo

Melhorar a qualidade de vida das pessoas e fazer do Programa Vale Renda uma porta de saída é um dos objetivos dessa gestão, afirmou a vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Rose Modesto reforçou o compromisso do Governo do Estado em avançar cada vez mais nos projetos e programas sociais que abram frentes de empregos e criam oportunidades de inserção no mercado de trabalho para as pessoas que hoje recebem benefício social.

A capacitação de técnicos e gestores da assistência social no interior do Estado foi abordada como modelo de trabalho que deve ser desenvolvido nos municípios com o objetivo de unificação de metodologia.

“Precisamos descentralizar as capacitações que são realizadas na capital e passar a direcionar os cursos para o gestor e sua equipe, diretamente em seu município. Isso dá um ganho de qualidade e agiliza os atendimentos locais”, destaca Rose.

Willams Araújo/Assomasul

Neto defende parceria com Coegemas para captação de recursos na área socialFoto: Edson Ribeiro“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-