23.8 C
Campo Grande

Número de sul-mato-grossenses em outros estados aumenta

- Publicidade -

23/09/2014 23h08

Número de sul-mato-grossenses em outros estados aumenta, diz pesquisa

Rondônia, Rio de Janeiro e Goiás são os principais destinos. São Paulo lidera a preferência, com 115 mil sul-mato-grossenses.

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, em 2013 muitos sul-mato-grossenses mudaram para outros estados para estudar ou até mesmo em busca de oportunidades de trabalho.

No início dos anos 2000 o enfermeiro Roberto Francisco e alguns familiares se mudaram para o estado de São Paulo. Mas Roberto não conseguiu se adaptar e acabou voltando para Mato Grosso do Sul.

A filha do dentista Valdir Ferreira Gonçalves nasceu em Campo Grande, mas cresceu no estado de São Paulo. Atualmente a jovem faz faculdade de medicina em Marília (SP), mas já faz planos para voltar para a terra natal quando se formar. “Ela não vê a hora de voltar pra Campo Grande. Ela se identifica muito com a cidade”, diz Valdir.

Os dados do estudo do IBGE mostraram que, em 2013 115 mil sul-mato-grossenses estavam morando em São Paulo, 10 mil no Rio de Janeiro, 97 mil em Mato Grosso e 39 mil no Paraná. Os estados de Rondônia, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os que mais receberam pessoas de Mato Grosso do Sul.

G1 MS com informações da TV Morena

Número de sul-mato-grossenses em outros estados aumenta

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-