24.8 C
Campo Grande

Parceiros registram grande procura de atendimentos

- Publicidade -

05/07/2015 09h52

Parceiros registram grande procura de atendimentos na Caravana da Saúde em Paranaíba

Um dos serviços de maior procura, a Justiça Itinerante é um trabalho do Tribunal de Justiça para atender as demandas cívico-judiciais

Mais de 30 parceiros estão participando das ações em saúde levadas pela Caravana da Saúde que realizou nesta sábado o Dia D de mobilização no município de Paranaíba. Entre as instituições que participam das ações estão: Hemosul, Corpo de Bombeiros, SESI, Tribunal de Justiça, PROCON, Instituto de Identificação da Polícia Civil, DETRAN, Ministério Público entre outros.

Um dos serviços de maior procura, a Justiça Itinerante é um trabalho do Tribunal de Justiça para atender as demandas cívico-judiciais de menor complexidade pendentes para a população da região visitada. Além da regularização judicial, a Justiça Itinerante é também responsável pela realização de casamentos que registra o maior numero de procura a cada edição. Durante a manhã deste sábado vários casais compareceram até a unidade móvel para a oficialização do matrimônio. O principal motivo da procura é a grande demora e burocracia de documentos exigida pelos cartórios.

A gerente de departamento comercial Juliane Romeira, 22 anos e o gerente de hotel Tiago Queiroz, 29, moradores de Aparecida do Taboado, foi uma dos casais que buscaram o atendimento do Tribunal de Justiça pela praticidade oferecida pelo serviço. “A praticidade do serviço é o principal motivo da procura. Também a disponibilidade do atendimento na nossa cidade é muito difícil, então aproveitamos que a Caravana sempre traz este serviço para casarmos”, disse Juliane. “A burocracia nos cartórios é muito grande, e as vezes não há tempo hábil para conseguir tudo. Por isso escolhemos a Justiça Itinerante que é bem mais rápido. É muito interessante e estamos muito felizes que a Caravana traga não apenas atendimentos em saúde, mas os serviços sociais são uma necessidade nos municípios.”, destacou Tiago enquanto aguardava a sua chamada na unidade móvel.

O casal Wagner Rogério Leite e Naubia de Souza Machado, de Paranaíba, também procuraram os atendimentos da Justiça Itinerante para oficializar o casamento. De acordo com Wagner, a rapidez é um dos principais benefícios para a procura do atendimento. “É um serviço bem mais ágil que os cartórios. Como a caravana veio até Paranaíba foi tudo mais prático e então aproveitamos para casarmos”, disse.

Hemosul

O Hemosul também está presente a cada edição da Caravana da Saúde onde realiza os serviços de captação e cadastro de doadores de medula. Para a coordenadora de captação de doadores de sangue do Hemosul, Joana Lea Rodrigues, a parceria com a Caravana auxilia na ampliação para a captação de sangue realizados pelo Hemosul.

“O Hemosul já conta com um trabalho itinerante em Campo Grande e a parceria com a Caravana da Saúde em outros municípios amplia o nosso trabalho de captação. Desde Coxim, conseguimos doações expressivas e isso é de total importância para o trabalho do Hemosul. Como estamos chegando no período de inverno o numero de doações cai, com isso o trabalho conjunto da Caravana nos auxilia para suprir esta queda”, afirmou a coordenadora.

Moradora em Paranaíba, Graciele Monica Oliveira falou sobre sua primeira vez como doadora e a importância de participar de uma iniciativa como a Caravana da Saúde. “Sempre tive o interesse de doar sangue e hoje foi a primeira vez que participei da iniciativa. É um trabalho interessante para a população de Paranaíba principalmente pela ajuda proporcionada a quem precisa” disse Graciele.

Saúde da Mulher

A unidade móvel do grupo Onça Pintada é responsável pela realização de exames para detecção de câncer de mama com média de 60 exames diários. Para a coordenadora do grupo, Maria Benites Filartiga, o trabalho tenta atender ao máximo todas as mulheres que procuram o exame e encaminhamentos além da orientação e prevenção ao câncer de mama. “A nossa unidade realiza exames de ultrassom e orientamos sobre a prevenção ao câncer de mama. Percebemos uma grande procura por parte das mulheres das regiões visitadas. Dessa forma fazemos os exames e encaminhamentos de acordo com a complexidade da paciente”, destacou a coordenadora.

“Acredito que é uma iniciativa que estimula uma vida melhor para as mulheres. A conscientização é primordial para o sucesso do exame. Já sabia dos serviços da Caravana nas edições anteriores e hoje resolvi não fazer os exames de ultrassom, mas também o preventivo. É um programa que beneficia completamente a população e é uma idéia que deve continuar nos próximos anos”, destacou a moradora em Inocência, Cleonice Hissako Iceri Neves, enquanto aguardava seus exames.

Parceiros registram grande procura de atendimentos

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-