31.8 C
Campo Grande

Parceria leva atendimento pediátrico a filhos de reeducandas

- Publicidade -

23/10/2014 22h19

Parceria entre Agepen e Marinha leva atendimento pediátrico a filhos de reeducandas em Corumbá

O trabalho conjunto começou a ser desenvolvido há cerca de quatro meses. Os atendimentos acontecem quinzenalmente.

O atendimento médico a bebês que estão com suas mães no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, em Corumbá, está sendo realizado por um pediatra da Marinha do Brasil, por meio de parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

O trabalho conjunto começou a ser desenvolvido há cerca de quatro meses. Os atendimentos acontecem quinzenalmente. Atualmente, sete bebês estão no presídio e uma detenta está gestante.

Apesar de os atendimentos acontecerem por meio de parceria, é um trabalho voluntário e independente do oficial, capitão-de-mar-e-guerra, médico Álvaro Figueiredo Bisneto, diretor do hospital Naval de Ladário, que, tendo conhecimento e sensibilizado com a carência de assistência vivida pelo segmento, prontificou-se a colaborar dentro de sua especialidade, a Pediatria.

Para o pediatra, a experiência tem sido “extremamente gratificante”. “Tendo sempre trabalhado em atendimento voluntário em comunidades com vulnerabilidade de assistência de saúde, temos a percepção que o envolvimento de toda a sociedade, não só das instâncias governamentais, mas aliados ao Terceiro Setor e às ações voluntárias, podem transformar o panorama vivido pelas comunidades menos assistidas”, comenta o capitão-de-mar-e-guerra.

“Só temos a agradecer a dedicação, o profissionalismo, cordialidade e o carinho em atender os bebês do berçário deste estabelecimento penal”, ressalta a diretora do presídio, Anelise Lázaro.

A dirigente destaca, ainda, que o Comando do 6º Distrito Naval é uma importante parceiro no desenvolvimento de ações no presídio. “Nos ajudou também na reforma do setor educacional este ano”, comenta.

Segundo o contra-almirante Edvaldo Teixeira de Abreu Filho, os trabalhos desenvolvidos no presídio são apenas algumas das inciativas promovidas pela Marinha do Brasil na fronteira oeste. Conforme ele, são várias ações cívico sociais, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, tais como: reformas de escolas, de praças, de presídio e postos de saúde, além de prestar assistência médica e odontológica às comunidades ribeirinhas com o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano. “É a Marinha do Brasil cuidando de nossa gente”, enfatiza.

*Fonte: Assessoria de Comunicação da Marinha/Gisela Nazareth Nunes, assistente social do presídio em Corumbá *

Parceria leva atendimento pediátrico a filhos de reeducandas

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-