32.8 C
Campo Grande

Parque Matas do Segredo é modelo de preservação e sustentabilidade

- Publicidade -

18/04/2015 00h31

O parque é fruto de uma parceria público-privada, via compensação ambiental da indústria Eldorado Celulose.

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, entregaram nesta sexta-feira(17), dia da Botânica, o Parque Estadual Matas do Segredo.

O parque é fruto de uma parceria público-privada, via compensação ambiental da indústria Eldorado Celulose. Jaime Verruck destacou os benefícios para a conservação ambiental e famílias do norte de Campo Grande, além de ser mais um potencial atrativo turístico de Mato Grosso do Sul.

“O Parque promoverá a conservação ambiental e a qualificação profissional. É fruto da contribuição de comunidade que recebe hoje uma bela estrutura. Um grande desafio agora é manter esta estrutura e conservar a área. No Parque Matas do Segredo serão realizas ações orientadas ao turismo sustentável, projetos para a prática de esportes, parceria com a Fundação do Trabalho (Funtrab) para a qualificação profissional, entre outras atividades para o benefício da comunidade. É uma unidade de conservação para uso da comunidade, mantendo conservadas a nascente do Segredo e os recursos hídricos locais”, afirmou Jaime.

Com a sua localização privilegiada, o Parque é um referencial na formação da opinião pública sobre a importância de preservar a biodiversidade por meio de unidades de conservação.

O parque contará com o apoio das equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) e servidores do Imasul. Foram investidos na nova estrutura cerca de R$ 3,9 milhões. Uma das áreas de preservação ambiental mais belas da região norte de Campo Grande, o Parque Estadual Matas do Segredo, com seus 177,5 ha, preserva um importante remanescente do Cerrado e as nascentes do córrego Segredo no perímetro urbano de Campo Grande.

Jaime destacou ainda as práticas sustentáveis e recursos renováveis utilizados na estrutura do Parque. “O Parque utilizará energia renovável, através da captação da luz solar; lixeiras com coleta seletiva; captação de água da chuva para uso sustentável. Além disso, conserva e resgata a história de Campo Grande”, destacou o Secretário de Meio Ambiente.

A região apresenta uma rica história ligada à colonização dos japoneses da região de Okinawa, pioneiros que formaram a Colônia Matas do Segredo e estabeleceram no local uma relação com a cidade de Campo Grande, tanto com seus costumes quanto com sua produção de alimentos.

Os principais atrativos são em áreas preservadas, onde os turistas poderão apreciar aves, animais e árvores centenárias típicas do Cerrado. O Parque dispõe de trilhas ecológicas, mirante, Centro de Visitantes e desenvolve as atividades do projeto Florestinha.

O Projeto Florestinha, em parceria com a Policia Militar Ambiental, atende crianças e adolescentes em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, os meninos aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do Parque nas campanhas de conscientização da população do entorno.

Parque Matas do Segredo é modelo de preservação e sustentabilidade

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-