22.8 C
Campo Grande

Pré-conferência discute fortalecimento da política de Assistência Social

- Publicidade -

27/05/2015 19h12

As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão das políticas, gestão e participação popular.

A luta pela consolidação das políticas públicas da Assistência Social é antiga e protagonizada por atores que ao longo dos anos buscam o fortalecimento nessa área. Para não haver retrocesso, os secretários executivos, gestores e conselheiros municipais de Assistência Social debatem o planejamento das conferências municipais e estadual de Assistência Social 2015, nesta quarta-feira (27) em período integral, no auditório da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão das políticas, gestão e participação popular. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

Para o presidente do Conselho de Assistência Social de Coxim, Cláudio Fernando Waldow, é uma oportunidade de sair do discurso e ir para a prática. “Nas conferências temos a possibilidade de articular as ações que vão beneficiar nosso município, nossa região. É um momento de colocar o discurso em prática e fazer o melhor para nossa população”, definiu o presidente.

Diante da situação econômica que todo o País está enfrentando a meta é planejar sem deixar de avançar com as ações e projetos que já estão em andamento. O conselheiro nacional de Mato Grosso do Sul, Naelson Ferreira da Silva, disse que é um momento triste e que com recursos escassos os gestores devem continuar os trabalhos da melhor forma possível. “Não podemos ter um retrocesso de tudo que lutamos até hoje. Em todo o Brasil cerca de 500 municípios recebem muitos recursos enquanto outros 5 mil ficam sem receber. Nossa luta é para que todos possam ser beneficiados e para isso temos que buscar soluções de por isso em questão”, disse Naelson.

O superintendente da políticas de Assistência Social, Sérgio Wanderly, afirmou que o Governo do Estado sempre repassou os recursos a todos os municípios do Estado. “Mato Grosso do Sul sempre repassou os recursos aos municípios e a vice-governadora nos garantiu que vai em busca de mais recursos para que a política se desenvolva cada vez mais”, garantiu o superintendente.

O objetivo da reunião é debater com os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão e estabelecer pacto para alcançar metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

Conferência

A décima Conferência de Assistência Social deste ano tem como tema: “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026” e o lema, “Pacto Republicano no Suas rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”.

Primeiro são realizadas as Conferências municipais e a estadual, após a escolha dos representantes da região é realizada a nacional que acontece em Brasília (DF), entre os dias 7 e 10 de dezembro, sendo a última etapa de todas. Nesse processo final o tema será debatido com os delegados escolhidos.

Pré-conferência discute fortalecimento da política de Assistência Social

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-