27.8 C
Campo Grande

Prefeitos de Mato Grosso do Sul querem adiar início do ano letivo

- Publicidade -

28/01/2015 02h39

A medida deve-se a contenção de despesas, uma vez que a maioria das prefeituras encontra-se em dificuldades financeiras.

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul analisam a possibilidade de adiar o início do ano letivo e retomar as atividades somente após o Carnaval.

A medida deve-se a contenção de despesas, uma vez que a maioria das prefeituras encontra-se em dificuldades financeiras.

O prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto (PSDB), atual tesoureiro e presidente eleito da entidade, explicou que não adianta contratar professores agora se as aulas vão parar dias depois no período de Carnaval.

Segundo ele, seria uma maneira de as prefeituras economizarem no momento em que boa parte delas encontra-se deficitária por conta da queda nos repasses constitucionais.

Neto refere-se às reduções substanciais nas transferências do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) feitas pelos governos federal e estadual.

TRANSPORTE ESCOLAR

Ele disse que outro grande problema dos municípios está relacionado à questão do transporte escolar, que também gera despesas e com o adiamento resultaria em economia para as prefeituras.

Segundo Neto, além de transportar todos os dias os alunos da rede municipal de ensino, as prefeituras são obrigadas a levar os estudantes do Estado por meio de convênios firmados com o governo.

A Assomasul ainda não dispõe dos dados referentes ao transporte escolar deste ano porque o convênio ainda não foi assinado com o governo do Estado.

Baseado em convênio firmado em 2013, os municípios transportam um total de 63.914 alunos, sendo R$ 39.850 da rede municipal e 24.064 do Estado, conforme Pnate (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar).

Willams Araújo/Assomasul

Prefeitos de Mato Grosso do Sul querem adiar início do ano letivoFoto: Edson Ribeiro“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-