31.8 C
Campo Grande

Programa incentiva produção de leite e eleva renda de produtor em até 220%

- Publicidade -

24/11/2014 18h36

Governador apresenta resultados do Programa Leite Forte e entrega equipamentos para incentivar produção

O programa tem como objetivo fomentar a produção leiteira de Mato Grosso do Sul

O governo do Estado apresentou na manhã desta segunda-feira (24) os resultados do Programa Leite Forte, que foi lançado em 2012 e é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur). O programa tem como objetivo fomentar a produção leiteira de Mato Grosso do Sul e fortalecer todos os elos da cadeira produtiva do leite, resultando em aumento de produção e produtividade. O evento contou com a presença de prefeitos, lideranças do agronegócio, técnicos e produtores rurais, além do governador André Puccinelli.

Mantendo a política de qualificar e ampliar a produção leiteira no Estado, o secretário de Estado de Produção, Paulo Engel, afirmou que o setor tem que ter uma atenção especial por parte da administração pública pelo fato de movimentar significativamente a economia de Mato Grosso do Sul. “No Estado são cerca de 200 mil pessoas envolvidas diretamente com a cadeia produtiva do leite e, economicamente falando, o setor movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano em Mato Grosso do Sul. É um programa novo, um novo olhar sobre uma cadeia produtiva específica que visa organizar toda ela e que tem transformado as vidas dessas famílias”, disse.

“Um dos grandes motivos da existência do Leite Forte é aproximar as instituições municipais, estaduais e federais dos produtores, para melhorarmos todo o sistema, incluído a logística e escoamento da produção. O governo já adquiriu, em pareceria com a União, mais de 150 patrolas e maquinário para melhorar e dar condição de trafegabilidade às rodovias vicinais. O transporte é um elo importantíssimo na cadeia produtiva”, acrescentou Engel, ao abordar as medidas adotadas para garantir o escoamento da produção.

Desde seu lançamento, já foram investidos mais de R$ 40 milhões de recursos próprios do governo do Estado na aquisição de veículos, resfriadores, kits de irrigação e maquinário para estruturar, capacitar e fomentar a cadeia produtiva. Atualmente o Programa está presente em 70 municípios e atende aproximadamente 4,6 mil produtores. O secretário Nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Ferreira da Costa, afirmou que esta política muda a vida das famílias envolvidas e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento no campo. “Isto mostra que temos responsabilidade, e que atitudes como esta não podem ser interrompidas. Projetos assim têm que ser enaltecidos, pois o potencial de Mato Grosso do Sul é muito grande”, garantiu.

Na ocasião foram entregues também mais 51 veículos que serão utilizados na coordenação e assistência técnica do Leite Forte. Ao todo já são mais de 130 veículos disponibilizados, além de resfriadores, ordenhadeiras, notebooks, tablets, entre outros equipamentos.

O governador André Puccinelli destacou que o programa é resultado de uma política municipalista e que visa desenvolver todos os setores econômicos de Mato Grosso do Sul, em todos os municípios. “É um belo programa que surgiu a partir do momento que passamos a estudar a fórmula de poder incentivar as bacias leiteiras a produzirem mais. E hoje vimos o resultado que um programa bem estruturado, bem pensado e muito bem executado proporciona. Vimos assentamentos e produtores tendo total apoio por parte do governo do Estado para que produzam mais. Quem produz se sustenta e quem tem maior produtividade tem mais lucro. Por isso queremos que todos os rincões do Estado possam progredir. Este é apenas um exemplo para que tenhamos auto sustentabilidade, lucro para quem produz e produtividade elevada, resultando em crescimento econômico”, finalizou.

Programa incentiva produção de leite e eleva renda de produtor em até 220%

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-