29.8 C
Campo Grande

Programa Viva Saúde atende servidores da segurança pública em Campo Grande

- Publicidade -

01/04/2015 11h26

Para a coordenadora do Viva Saúde, Thaís Gonçalves, a prevenção primária é de suma importância

O programa de medicina preventiva da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), Viva Saúde – Cuidados do Coração, está atendendo os servidores da segurança pública de Mato Grosso do Sul. O atendimento está sendo realizado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça (31) e quarta-feira (1º), com triagem clínica e monitoramento físico.

A ação tem por objetivo a prevenção primária, que consiste em aferir as medidas antropométricas, pressão arterial, exame de glicemia e solicitação de exames laboratoriais. O programa aborda também o controle do peso, prática de exercícios físicos regulares, nutrição saudável, tratamento da diabetes, colesterol e triglicérides.

Ivone Munhoz é hipertensa e tem diabetes e regularmente vai ao médico para fazer acompanhamento. Para ela, a presença do Viva Saúde na Sejusp, representa atenção ao servidor. “É um cuidado a mais que estão tendo com a gente e isso facilita porque pude medir a pressão aqui mesmo no serviço”, disse.

No ano passado, o arquiteto Fábio Alex descobriu que é hipertenso, foi ao médico e começou a tomar remédios. Agora, com a presença do Viva Saúde, irá iniciar o acompanhamento com nutricionista e cardiologista. “Pela avaliação estou acima do peso e a Thaís recomendou exercícios físicos e dieta para reduzir circunferência abdominal e pelo menos dez quilos”, conta o servidor, que prometeu começar o tratamento imediatamente.

Quem recebeu também orientações para exercícios físicos é a policial civil Nilce Recalde Nunes. “O programa incentiva a olharmos para a própria saúde e a buscar uma melhor forma física e a partir de amanhã eu já começo a fazer a caminhada orientada”.

Para a coordenadora do Viva Saúde, Thaís Gonçalves, a prevenção primária é de suma importância, e quando levada para dentro de órgãos públicos, como a Sejusp, facilita a vida dos servidores. “Eles não precisam sair do trabalho para fazer um atendimento prévio e até mesmo para realizarem exames primários, como de glicemia, por exemplo”, afirma.

O programa prossegue durante todo o dia de quarta-feira (1º) com palestras educativas e informativas, que serão ministradas por cardiologistas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, endocrinologistas e farmacêuticos. Todos os participantes receberão materiais informativos e responderão questionários de avaliação.

Para participar basta comparecer à Sejusp, na Avenida do Poeta, Bloco VI, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, das 8h até às 17h, levando carteira de identidade e o cartão da Cassems ou SUS.

Viva Saúde

O Programa Viva Saúde foi criado e 2006 e é desenvolvido pelo IAC – Instituto Ação e Cidadania, organização do Terceiro Setor, sem fins lucrativos, que cuida dos interesses da sociedade. Ele tem como finalidade sensibilizar os beneficiários no sentido de criar instrumentos que viabilizem programas educacionais, esportivos, culturais, sociais e científicos para a promoção da qualidade de vida da população do Estado de Mato Grosso do Sul.

Programa Viva Saúde atende servidores da segurança pública em Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-