26.8 C
Campo Grande

Projeto Documentação para Todos leva cidadania para municípios do interior de MS

- Publicidade -

23/04/2014 17h25

Para o vice-prefeito de Três Lagoas, a agilidade e garantia da cidadania é o principal benefício que a população mais carente do município

Com a assinatura dos termos de cooperação técnica para a implantação do projeto “Documentação para Todos – Unidades Interligadas” pela Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (SETASS) em 28 municípios de Mato Grosso do Sul, os prefeitos beneficiados destacaram nesta quarta-feira as melhorias no sistema de registro civil com a instalação das novas unidades. Ao todo, 33 Unidades Interligadas serão instaladas nas maternidades e hospitais que desempenham mais de 300 partos ao ano por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o vice-prefeito de Três Lagoas, Luis Akira, a agilidade e garantia da cidadania é o principal benefício que a população mais carente do município ganhará com a instalação das unidades no município. “A cidadania é a maior conquista que o projeto levará à população, em especial aos recém-nascidos. Trata-se do primeiro documento de uma pessoa, sendo indispensável para que ela tenha acesso a diversos segmentos, como educação e trabalho. É uma iniciativa que auxiliará no crescimento da cidadania e vem de encontro com o período de desenvolvimento que o município vem passando”, disse o vice-prefeito.

Para o prefeito de Bonito, Leonel de Souza Brito, o Projeto Documentação para Todos se empenha em reduzir a demora do registro de recém-nascidos e no fortalecimento da cidadania da população. “É um projeto imprescindível para a promoção da cidadania no município. Trata-se de uma ação que busca reduzir a demora de um registro e contribui para as informações repassadas ao IBGE e o próprio crescimento demográfico da cidade”, afirmou o prefeito.

Já o município de Amambai destaca o auxílio não só a comunidade carente ao acesso ao registro civil como também às comunidades indígenas do município. “Amambai atualmente possui a segunda maior população indígena do Estado e isso é diretamente influenciado no que se refere ao registro civil.

Realizamos um mutirão para promover e reduzir essa carência de registros e agora com a implantação das Unidades no Hospital Regional de Amambai conseguiremos dinamizar ainda mais este trabalho das emissões de certidões tanto para a população urbana e a indígena.

Para cada unidade interligada foram entregues um microcomputador, uma impressora com scanner, um nobreak, uma cadeira giratória, uma escrivaninha, uma cadeira fixa e um armário de aço. As unidades funcionarão nas maternidades e hospitais, espaços nos quais os cartórios usarão uma sala para emitir as certidões de nascimento via “Sistema de Emissão de Certidão de Nascimento”.

Também foram contemplados os municípios de: Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Campo Grande (serão cinco kits para a Capital), Caarapó, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Chapadão do Sul, Iguatemi, jardim, Maracaju, Mundo Novo, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

Projeto Documentação para Todos leva cidadania para municípios do interior de MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-