23.8 C
Campo Grande

Reinaldo e ministro abrem 1ª reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação

- Publicidade -

31/07/2015 08h47

Reinaldo e ministro abrem 1ª reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul

O ministro Aldo Rebelo destacou a importância da ciência e tecnologia para entrada de MS e do Brasil na economia do futuro.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou na manhã desta quinta-feira (30) da 1ª reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul. Esteve presente no evento o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Presidência da República, Aldo Rebelo, além de autoridades políticas, empresárias e do meio acadêmico.

Durante o evento, o governador assinou a posse dos membros do Fórum e autorizou a contratação de 95 projetos de Pesquisa e Inovação pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect/MS), em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq) em diversos programas de fomento.

“Nós temos um grande potencial de crescimento em MS. Para que a gente possa realizar uma política efetiva, de demandas com o estado, de entregas para a sociedade precisamos investir em ciência, tecnologia e empreendedorismo. Queremos criar uma política de estado, que ultrapasse mandatos, para que esse fundo se torne instrumento para fortalecer os segmentos. A presença do Aldo aqui hoje, avalizando a modelagem que criamos, mostra que estamos no caminho certo”, declarou o governador.

O ministro Aldo Rebelo destacou a importância da ciência e tecnologia para entrada de MS e do Brasil na economia do futuro e fez questão de dizer que o ministério vai apoiar o estado tanto no que já há vocação, como agricultura e pecuária, quanto no incentivo de novas áreas.

“Mato Grosso do Sul cresce acima da média nacional. O ministério tem interesse em investir nas vocações já existentes, mas também nas novas, como a indústria da transformação, alicerçados pelas estruturas de ciência e tecnologia das instituições de pesquisa e ensino que são insumos essenciais para o desenvolvimento sustentável. Hoje o mercado financeiro internacional já olha o Brasil com confiança. Somos uma potência em produção de alimentos e minerais, temos grandes reservas de petróleo e gás e estamos preparando o país para viver uma economia forte. Nesse cenário reitero a posição importante de Mato Grosso do Sul e meu apreço pelo estado”, afirmou o ministro.

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), Marcelo Turine, explicou que o Fórum é um espaço de discussão entre a academia, o setor produtivo e o governo na proposição de programas e ações estratégicas de CT&I. “É um avanço para a criação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação”, complementou.

Reunião

Representantes das 25 instituições que integram o órgão colegiado permanente tomaram posse nesta primeira reunião. Durante a conferência foram instituídas dez câmaras temáticas: Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Ambientes de Inovação, Estado Digital Inteligente, Economia Criativa, Intensificação da Produção em Pastagens Degradadas, Cadeias Produtivas, Ciência e Tecnologia na Educação, Bioeconomia, Biodiversidade e Bioenergia.

Também serão discutidas ações para promover a criação e o fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Além disso, o governador assinou a contratação de 95 projetos de pesquisa e inovação aprovados nas Chamadas Públicas Pronex (Programa Núcleos de Excelência), PPP (Programa Primeiros Projetos), Pronem (Programa Núcleos Emergentes) e Tecnova (Programa de Inovação nas Micro, Pequenas e Médias Empresas), totalizando R$ 10,5 milhões em recursos da Fundect, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Fórum

O Fórum é presidido pelo Governador do Estado e foi criado pelo Decreto de Lei Estadual 13.890/2014, e alterado no Decreto 14.145/2015. Está vinculado à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, como órgão colegiado de caráter consultivo, competente para articular e promover a regulamentação e a implantação de políticas governamentais para fortalecer o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.

É um espaço para o debate de temas estratégicos para a C,T&I do Estado, com o estímulo aos Ambientes de Inovação, Fortalecimento do Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, Estado Digital Inteligente, Estímulo à Economia Criativa, Intensificação da Produção em Pastagens Degradadas, Fortalecimento das Cadeias Produtivas, Fomento à Bioeconomia, Ciência e Tecnologia na Educação.

Fazem parte da composição do Fórum: o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Secretário de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Secretário de Estado de Saúde, Secretário de Estado de Educação e Secretário de Estado de Fazenda.

E também pelos dirigentes das seguintes instituições de pesquisa do Estado: Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Presidente da Fundação MS, Presidente da Fundação Chapadão, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Presidente da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomercio), Diretor-Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS), Chefe-Geral da Embrapa Pantanal, Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Chefe-Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Diretor da Fundação Oswaldo Cruz Mato Grosso do Sul.

Reinaldo e ministro abrem 1ª reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-