22.8 C
Campo Grande

Sanesul apoia 1º Simpósio Sul-mato-grossense de Síndrome de Down

- Publicidade -

28/07/2015 12h04

A Sanesul ajuda a derrubar as barreiras inserindo jovens com a Síndrome de Down no mercado de trabalho

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está apoiando o 1º Simpósio Sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down, por acreditar na inclusão social como forma de vencer as barreiras impostas pelo preconceito. O Simpósio, que aconteceu entre sexta-feira e sábado (24 e 25 de julho), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, vai proporcionar o intercâmbio de informações, experiências e pesquisas sobre o tema por meio de palestras e debates.

Além de apoiar iniciativas relacionadas à inclusão social de pessoas com deficiência física ou intelectual, a Sanesul ajuda a derrubar as barreiras inserindo jovens com a Síndrome de Down no mercado de trabalho. Em Campo Grande, quatro estagiários portadores da Síndrome realizam há mais de quatro anos trabalhos administrativos na empresa com muita competência. São eles o Miguel Angelo Ramires da Silva, Cirilo Lino de Oliveira, Edilson Rodrigues Leao e Igor Cesar Chaves de Freitas.

A iniciativa é parceria da Sanesul com a Sociedade Educacional Juliano Varela, que atende pessoas com Síndrome de Down. De acordo com a gerente de administração de pessoas, Luciana Barbosa Lyrio, os estagiários trabalham durante quatro horas na Sanesul pela manhã, recebem bolsa de auxílio paga pela empresa, e estudam na instituição Juliano Varela no período vespertino. E, ao contrário dos estágios com alunos regulares, eles não tem prazo para sair da Sanesul, podendo renovar o contrato e trabalhar na empresa pelo tempo que quiserem e precisarem, de acordo com a Lei 11788, a Lei do Estágio.

Miguel Angelo Ramires da Silva, de 28 anos, trabalha executando serviços administrativos desde 2013, tirando cópias, fazendo protocolo de ofícios, paginação de processos, entre outras atividades.

Cirilo afirma que gosta muito do seu trabalho na Sanesul

“Tenho muitos amigos aqui. Entro 7h30, saio 11h30, com o meu salário ajudo a minha família e quando chego em casa faço o dever de casa que a minha professora Regina passa na escola Juliano Varela. Gosto bastante de trabalhar na empresa”.

“Acho muito bom o serviço na Sanesul, levo pacotes, entrego ofícios, carimbo processos”, completou Cirilo Lino de Oliveira, de 26 anos, que trabalha há quatro meses na empresa.

O Simpósio

O 1º Simpósio Sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down é direcionado a estudantes, pais, profissionais interessados e a sociedade como um todo, visando expandir conhecimentos, esclarecer dúvidas, trocar experiências e entender melhor o universo de crianças, jovens e adultos com a Síndrome.

Durante o evento, além de informações atualizadas, serão apresentados casos de superação, de avanços e sucessos de pessoas com a Síndrome. Também serão discutidas preocupações que permeiam o tema desde o nascimento até a vida adulta, entre eles: diagnóstico, estimulações/intervenções envolvendo áreas afins, tratamentos para doenças associadas à síndrome, a inclusão social na família, escolas e outros setores da sociedade, bem como a inserção no mercado de trabalho, promoção da autonomia e independência social.

Para mais informações sobre o 1º Simpósio Sul-mato-grossense sobre Síndrome de Down, acessem: http://www.simposiosindromededown.com.br/#

Assessoria de Imprensa/Sanesul

Governador Reinaldo Azambuja tira foto com os estagiários em visita à Sanesul

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-