26.8 C
Campo Grande

Sanesul comemora bons índices na segurança dos funcionários

- Publicidade -

28/11/2015 17h35

No Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, Sanesul comemora bons índices na segurança dos funcionários

Em 2015, a Sanesul teve a menor taxa de frequência de acidentes dos últimos seis anos e a menor taxa de gravidade dos últimos 18 anos.

Composta por três técnicos, um engenheiro e uma gestora, a equipe de segurança do trabalho da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) aproveita o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho, comemorado nesta sexta-feira, 27 de novembro, para fazer um balanço e destacar os bons resultados. Em 2015, a Sanesul teve a menor taxa de frequência de acidentes dos últimos seis anos e a menor taxa de gravidade dos últimos 18 anos.

“A partir do momento em que se tem um trabalho efetivo na área de segurança, estamos salvando vidas e preservando a integridade física do trabalhador, que é o bem maior de uma Empresa. Na Sanesul se busca o bem-estar tanto físico quanto mental, por isso a Empresa também tem assistentes sociais, médico e enfermeiro, para cuidar integralmente do funcionário”, destacou a gestora de segurança do trabalho da Sanesul, Keila Rocha Barbosa.

Compete ao setor de segurança do trabalho da Sanesul esclarecer os funcionários sobre os riscos no ambiente de trabalho e promover ações para neutralizá-los. Os técnicos atuam emitindo pareceres técnicos sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, analisam métodos e processos de trabalho e identificam fatores de risco de acidentes, doenças profissionais e a presença de agentes agressivos ao trabalhador, propondo a eliminação, neutralização do problema ou seu controle.

Além disso, os técnicos em segurança utilizam recursos didáticos e pedagógicos para divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, indicam, solicitam e inspecionam os equipamentos de proteção contra incêndio, de proteção individual e coletiva, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas.

Também é responsabilidade do setor identificar e estudar os dados estatísticos de acidentes de trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações de prevenção, das normas e procedimentos de segurança e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual dos trabalhadores.

Bons resultados em 2015

Em todo o ano de 2015 foram registrados 19 acidentes de trabalho, sendo que no mês de outubro não foi registrado nenhum acidente entre os 1.364 funcionários da Sanesul, ou seja, foram 229.152 horas sem acidentes. Além disso, até o momento, também não foi registrado na Empresa nenhum acidente de trabalho no mês de novembro.

De acordo com os padrões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as taxas de frequência e de gravidade de acidentes são consideradas muito boas.

“Tudo isso graças ao esforço contínuo da equipe de segurança do trabalho. Para nossa equipe, a importância da segurança do trabalho é imensurável, e felizmente a implantação de práticas seguras no trabalho vem crescendo bastante, os funcionários estão com uma visão diferente, buscando se proteger e utilizar os equipamentos de segurança, eles nos cobram por isso”, comemora a gestora Keila.

“Apesar de termos áreas de risco distintas, como eletricidade, estações de esgoto, trabalharmos com produtos químicos, o número de acidentes é muito baixo. Estamos conseguindo conscientizar os funcionários a se preservar”, completou David da Silva Ramos, que também é um dos mais antigos técnicos em segurança da Sanesul.

Sanesul implantou setor de segurança no trabalho nos anos 80

“Quando cheguei na Sanesul, a funcionária Carolina Lopes Zebalos trabalhava como técnica de segurança do trabalho, e em julho de 1989, assumi a chefia do setor de segurança, que em 1990 passou a englobar também o setor de medicina e assistência social. Em 1995 o Vitor Moraes Tomas e o José Bezerra entraram para a equipe e em 1998 o setor foi desmembrado novamente, passando a ser só de segurança”, lembrou José Carlos Tapparo, gestor do setor por mais de 25 anos.

De lá para cá, segundo Tapparo, o setor de segurança do trabalho da Sanesul evoluiu bastante. “Estamos atuando mais efetivamente em todas as gerências regionais, não temos mais as dificuldade de viagens, de número de profissionais, estamos procurando estar cada vez mais presentes dentro das unidades”.

Cipas

Atuando como uma extensão do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho da Sanesul, as 12 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes ajudam a promover ações de segurança nas unidades da Empresa que contam com mais de 20 funcionários.

“Nas localidades onde tem mais de 20 funcionários, é preciso instituir uma cipa para representar a segurança do trabalho, estender o braço da segurança. Sua composição varia conforme o número de funcionários. Temos uma Cipa em cada gerência regional e duas em Campo Grande, uma na sede administrativa e outra no complexo operacional”, finalizou o técnico em segurança do trabalho Vitor Tomas.

Assessoria de Comunicação da Sanesul

Sanesul comemora bons índices na segurança dos funcionários

Funcionário utilizando equipamentos de proteção individual

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-