21.8 C
Campo Grande

Saúde capacita técnicos e reforça bloqueio à raiva na área de fronteira

- Publicidade -

25/04/2015 20h44

Saúde capacita técnicos bolivianos e reforça bloqueio à raiva na área de fronteira

De acordo com a Secretaria de Saúde a capacitação reforçará os trabalhos de vigilância nas cidades de Puerto Suarez, Puerto Quijarro e El Carmen

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica inicia na próxima terça-feira (28), em Corumbá, a capacitação de técnicos bolivianos que auxiliarão nas ações sanitárias de prevenção à raiva na área de fronteira com o município. A capacitação integra os trabalhos realizados pela SES, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde no monitoramento e cuidados após o registro de 19 casos de raiva canina e um caso de raiva humana confirmado no município.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde a capacitação reforçará os trabalhos de vigilância nas cidades de Puerto Suarez, Puerto Quijarro e El Carmen, principais cidades bolivianas que fazem fronteira com Corumbá. Dez técnicos bolivianos passarão pela capacitação para o fortalecimento dos trabalhos de barreiras sanitárias na Bolívia. Além da capacitação o Ministério da Saúde encaminhará aproximadamente 10 mil doses de vacinas antirrábicas para as ações nas cidades bolivianas.

Para as ações estaduais, a SES continua o acompanhamento junto às equipes de vigilância de Corumbá nos trabalhos de imunização em cães intensificando a cobertura vacinal. Os trabalhos de imunização seguem o perímetro das localizações dos casos positivos de raiva canina em Corumbá e Ladário para o bloqueio do foco da doença.

Frente ao primeiro caso de raiva canina em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde dos municípios de Ladário e Corumbá iniciaram a vacinação de bloqueio de foco antes mesmo da confirmação laboratorial, totalizando cerca de 6 mil cães e mais de 800 gatos imunizados. Também estão sendo realizadas buscas ativas de pessoas que tiveram contato com os animais suspeitos, divulgação dos casos nos meios de comunicação, enfatizando que, em caso de agressão de animais as pessoas devem procurar a unidade de saúde, para a vacinação antirrábica canina e felina em casa com revacinação após 6 meses, ações educativas de forma continuada e estimulação da posse responsável de animais. O recolhimento dos animais não domiciliados será realizado após uma campanha de conscientização da posse responsável de animais no município.

Diante dos casos confirmados de raiva, a Secretaria de Estado de Saúde já repassou 25.000 doses de vacina antirrábica canina e felina para os municípios de Corumbá e Ladário, além de vacinas e soros humanos e material educativo. O ministério da Saúde também reforçou as ações de imunização e já encaminhou mais 15 mil doses de vacina antirrábica aos dois municípios.

Saúde capacita técnicos e reforça bloqueio à raiva na área de fronteiraFoto: Reprodução“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-