24.8 C
Campo Grande

Secretaria anuncia entrega de novas viaturas em outubro

- Publicidade -

17/09/2014 20h58

Secretaria de Segurança anuncia entrega de novas viaturas em outubro

Serão entregues até o final do ano 46 novas viaturas para a Polícia Militar, 50 para a Polícia Civil e cinco para a Coordenadoria Geral de Perícias

Durante a Reunião de Metas realizada na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Governadoria, em Campo Grande, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, anunciou que serão entregues, já no mês de outubro, novas viaturas para a Polícia Militar e Polícia Civil. “Estamos aguardando apenas a caracterização de alguns veículos e a entrega de outros pelas vencedoras das licitações, mas todos já foram comprados”, disse.

Serão entregues até o final do ano 46 novas viaturas para a Polícia Militar, 50 para a Polícia Civil e cinco para a Coordenadoria Geral de Perícias, todas caracterizadas. Também estão sendo adquiridas e serão entregues uma viatura para o CIOPS, nove para a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), cinco para a Sejusp e sete para a SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), sendo estas, descaracterizadas. Todos os veículos estão sendo comprados com recursos próprios do Governo do Estado, através do programa “MS Forte 2”, totalizando R$ 6,3 milhões em investimentos.

Também serão entregues ainda este ano outras 37 viaturas para os municípios localizados na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, adquiridas através do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira), desenvolvido pelo Governo Federal por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), com contrapartida do Governo do Estado. “No total são 160 novas viaturas que irão equipar todas as forças de segurança, melhorando a qualidade dos serviços prestados a população”, afirma Jacini.

De acordo com o secretário, em sete anos e meio o Governo do Estado, através da Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), comprou e entregou 1,6 mil viaturas para as polícias dos 79 municípios. “Parte desses veículos foram adquiridos com recursos próprios, outros, como aqueles enviados aos trinta e cinco municípios da fronteira, através do programa Enafron, lembrou Jacini.

Também foi apresentado na Reunião de Metas, aos comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil presentes, o resultado do encontro do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizado na semana passada em Florianópolis (SC). “Os membros do Consesp aprovaram e já foi feito, o agendamento de reuniões com os principais candidatos à Presidência da República, para discutir assuntos como um orçamento próprio para a segurança pública que hoje não temos e também possíveis alterações nas penas aplicadas aos adolescentes em conflitos com as leis, aumentando, por exemplo, o tempo de internação”, destacou Jacini.

Justamente as medidas socioeducativas que as leis determinam que sejam aplicadas aos adolescentes foram apontadas por unanimidade na Reunião de Metas, como um dos principais fatores impactantes no crescimento da criminalidade. “Como praticam crimes considerados de menor potencial ofensivo e não ficam internados eles acabam cometendo outros mais graves como homicídios e roubos, o que tem impactado e muito os números da segurança em Dourados”, lamentou o delegado Antônio Carlos Videira, que responde pela Delegacia Regional da Polícia Civil em Dourados.

Da mesma opinião compartilha também o delegado Vitor José Fernandes Lopes, titular da Delegacia Regional da Polícia Civil de Três Lagoas. “Estamos conseguindo reduzir mês a mês os índices da criminalidade no nosso município e os resultados só não são melhores porque infelizmente os atos infracionais engrossam a estatística diariamente, observou o delegado.

Números da segurança

De acordo com os números apresentados hoje na Reunião de Metas, Mato Grosso do Sul continua como o estado brasileiro com o maior índice de esclarecimento de homicídios, com taxa superior 62%, percentual que em Campo Grande ultrapassa 70%. “Neste quesito estamos muito bem, graças aos trabalhos dos senhores, já que a média nacional é de 30% de esclarecimento de homicídios”, disse o secretário Jacini aos dirigentes da segurança pública do Estado.

Os números divulgados pela Sejusp e acompanhados diariamente por uma equipe especializada, mostram ainda que em nível de Brasil, as polícias do Estado são as que mais apreendem drogas. De janeiro a agosto deste ano foram tiradas de circulação nas cidades e estradas de Mato Grosso do Sul 140,7 toneladas de drogas, 74,9% a mais que no mesmo período do ano passado.

Do total de drogas, 28,7 toneladas foram apreendidas em Campo Grande e 112 toneladas nos municípios do interior. Ao todo são 137 toneladas de maconha e 2,5 mil quilos de cocaína.

Também foram presas no período 12.244 pessoas de janeiro a agosto deste ano, enquanto que no ano passado foram 11.783 presos. Com relação ao número de armas, houve queda de 11,3% nas apreensões, com 694 armas tiradas de circulação no período. “Como aumentaram as apreensões de drogas e prisões por tráfico é normal caírem as apreensões de armas, já que são estes, crimes conexos”, explicou o secretário Wantuir Jacini.

Participaram da Reunião de Metas realizada nesta quarta-feira, o superintendente de Inteligência da Sejusp, José Mandu, superintendente de Políticas de Segurança Pública, coronel Geraldo Garcia Orti, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, o adjunto, delegado Nazih El Kadri, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Carlos de Santana Carneiro, o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), coronel Deusdete Oliveira, o coordenador geral de Perícias, José Bento Corrêa, diretores da DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil), oficiais e comandantes de Companhias Independentes, Batalhões e Pelotões da Polícia Militar.

Secretaria anuncia entrega de novas viaturas em outubro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-