29.8 C
Campo Grande

Sepaf estreita os laços com instituições para atendimento ao setor produtivo

- Publicidade -

13/10/2015 23h39

Sepaf estreita os laços com instituições para atendimento das demandas do setor produtivo

Na oportunidade da visita do Presidente da Aprosoja, Cristiano Bortolotto, foram discutidos temas como os custos de produção de soja no Estado

A Secretaria de produção e Agricultura Familiar (Ssepaf) tem procurado manter estreitas relações com as instituições representativas da classe produtora e parlamentares ligados a comissões de interesse do setor.

Ao discutir conjuntamente as principais demandas e planejar as estratégias o Secretário Doutor Fernando Mendes Lamas, que comanda a pasta, acredita que são potencializadas as possibilidades de sucesso em qualquer empreitada. Nas últimas semanas Lamas recebeu em seu gabinete na Secretaria o Presidente da Aprosoja, Cristiano Bortolotto, e o Presidente da Famasul, Maurício Saito.

Há alguns dias, também em reuniões distintas, foram recebidos os deputados Zé Teixeira, Renato Câmara e Junior Mochi, este último presidente da Assembleia Legislativa, parlamentares que integram importantes comissões que atendem os interesses da classe produtiva.

Na oportunidade da visita do Presidente da Aprosoja, Cristiano Bortolotto, foram discutidos temas como os custos de produção de soja no Estado, o trabalho do controle das novas pragas, as novas tecnologias e a forma como estas vem sendo absorvidas, a importância da difusão do conhecimento, a necessidade de aprimoramento dos serviços de assistência técnica, sucessão no campo e os desafios que estão postos para a gestão das propriedades na atual conjuntura.

A importância da instalação das estações metereológicas, resultantes de grande empenho do Senador Moka, também foi colocada em pauta. Segundo o Secretario o tema deve se manter nos radares do setor para que o trabalho de difusão das informações coletadas nas estações seja feito da forma mais proveitosa possível. Nesse sentido, Cristiano colocou a Aprosoja a disposição do Estado.

As mudanças significativas no perfil do produtor na atualidade também foram amplamente discutidas bem como a importância do Estado e das instituições em acompanhar essa evolução.

Com a mesma sintonia a conversa com o Presidente da Famasul, foi tão proveitosa quanto. Além das discussões para sintonizar algumas demandas e a troca de informações sobre o andamento de varias atividades realizadas conjuntamente, seja através das câmaras setoriais, seja através das ações onde são parceiros para realização de eventos de difusão de tecnologia, Mauricio Saito destacou a importância da interação entre a instituição e o Governo do Estado, principalmente através da Sepaf.

Questões relacionadas aos conflitos indígenas, ao trabalho de fiscalização da sanidade na fronteira também foram colocadas em pauta de forma ampla.

Encontros entre o Secretário Fernando e os dois presidentes, da Aprosoja e Famasul, tem tido sua frequência ampliada ao passo em que, segundo o próprio secretario, as ações tem ficado mais intensas no sentido de unirem forças para promover as melhorias necessários buscando a excelência do setor produtivo, principal alavanca da economia do Estado.

Do encontro com os parlamentares registro de saldo também positivo. Demandas de diversos municípios colocadas em pauta e o alinhamento de pensamentos e projetos que convergem para a busca constante do Governo, em fomentar atividades que possam melhorar a renda do produtor, ampliar a produção e manter o Mato Grosso do Sul em posições privilegiadas nos diversos segmentos do setor.

Sepaf

Sepaf estreita os laços com instituições para atendimento ao setor produtivo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-