18.8 C
Campo Grande

UEMS recebe presidente da Associação Brasileira Pesquisadores Negros

- Publicidade -

25/11/2015 18h37

UEMS recebe presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros

O Copene tem como uma de suas premissas a rotatividade, sendo organizado e recebido por diferentes instituições universitárias.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade de Dourados recebeu nesta quarta-feira(24) a visita do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), prof. dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso, para discutir aspectos sobre a organização do IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros/as – IX Copene, a ser realizado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (Cepegre/UEMS) em julho de 2016.

O IX Copene tem como objetivo geral reunir pesquisadores/as negros/as para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas, traz como tema “Novas Fronteiras da Intolerância Racial: velhas práticas de discriminação e novos espaços – Universo Web”.

O presidente da ABPN explicou aos presentes sobre as diretrizes que norteiam o Copene. “A finalidade deste evento é dar visibilidade às diferentes pesquisas que envolvam estudos sobre temática africana, da diáspora negra, das práticas políticas de ações afirmativas, entre outras. É uma estratégia que visa oportunizar o diálogo entre os jovens pesquisadores junto a outros estudiosos/as de renome”, informa Paulino.

O Copene tem como uma de suas premissas a rotatividade, sendo organizado e recebido por diferentes instituições universitárias em vários pontos do país, justamente por que leva em conta a diversidade regional de um país continental. “Um grande impacto é gerado na cidade que sedia um evento como este, pois milhares de pesquisadores, nacionais e internacionais, entre outros interessados buscam prestigiar. A UEMS e, consequentemente, a cidade de Dourados ganhará muito em receber o IX Copene”, destaca o presidente da ABPN.

A reunião contou com a participação da coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Carneiro (Maju), juntamente com as pró-reitoras Luciana Ferreira (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), Márcia Regina Alvarenga (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários), a professora Cíntia Santos Diallo, que integra o Cepegre/UEMS, e a coordenadora da Rede de Saberes, Bia Landa, responsável por ações afirmativas voltadas para indígenas.

UEMS

UEMS recebe presidente da Associação Brasileira Pesquisadores Negros

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-