18.8 C
Campo Grande

UEMS, Sanesul e Embrapa ampliam projeto de mudas

- Publicidade -

02/09/2015 07h58

UEMS, Sanesul e Embrapa ampliam projeto de mudas com lodo de esgoto

De acordo com o professor, Etenaldo Felipe Santiago, além dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos com espécies florestais nativas

Pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Embrapa Agropecuária Oeste (EMBRAPA- CPAO) se reuniram com representantes da Empresa de Saneamento do Estado de MS (Sanesul), no dia 19 de agosto, para discutir a proposta de expansão do projeto que utiliza lodo de esgoto na produção de mudas nativas.

De acordo com o professor, Etenaldo Felipe Santiago, além dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos com espécies florestais nativas para fins de restauração de áreas degradadas, a Sanesul almeja implementar projetos que envolvam outras espécies florestais. “A proposta é que possamos também incluir no projeto espécies florestais, de interesse comercial, por exemplo, na cadeia produtiva de papel e celulose, como é o caso do eucalipto, para conquistar também parcerias com empresas e indústrias”, explicou.

A parceria com a Sanesul já acontece há mais de dois anos e o objetivo é ampliar. “Nós temos este produto, o lodo de esgoto, e queremos dar um destino ecologicamente correto a ele, pois hoje ele vai para o aterro sanitário. Além do estudo com mudas nativas também queremos implantar no reflorestamento de áreas de preservação permanentes e queremos buscar apoio de empresas privadas”, relatou Celio Poveda Filho, gestor de processos técnicos da Sanesul.

A Sanesul também tem a perspectiva de implantar um viveiro de mudas em Dourados, com a finalidade de restaurar áreas degradadas, sobretudo da vegetação ciliar, com a preocupação na qualidade da água. Nesta perspectiva a Empresa de Saneamento tem desenvolvido parcerias com a UEMS e com a Embrapa Agropecuária Oeste.

Os primeiros resultados das pesquisas com lodo de esgoto já apontaram para espécies nativas com bom desempenho neste substrato, como é o caso da canafístula. Novos dados estão sendo gerados nos subprojetos de alunos do Programa de Pós Graduação Mestrado/Doutorado em Recursos Naturais-PGRN da UEMS.
Saiba mais sobre a pesquisa com lodo de esgoto clicando aqui.

Assessoria de Comunicação UEMS

UEMS, Sanesul e Embrapa ampliam projeto de mudas

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-