25.8 C
Campo Grande

Verão deve registrar aumento no volume de chuvas em MS

- Publicidade -

20/12/2014 22h25

Segundo o Inmet, o verão de 2014 e 2015 deve registrar um acumulado de chuvas próximo às médias históricas em Mato Grosso do Sul

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão inicia com altas temperaturas em Mato Grosso do Sul, porém com fortes chuvas, ventos e trovoadas.

A estação mais quente do ano começa oficialmente neste domingo (21) às 20h03 no Estado e vai até 20 de março, e aponta para forte aumento no volume das chuvas e na sensação de abafamento.

Segundo o Inmet, o verão de 2014 e 2015 deve registrar um acumulado de chuvas próximo às médias históricas em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de um volume ainda maior entre as regiões oeste e sul do estado.

De acordo com o instituto, o aumento no volume de chuvas se deve principalmente à presença de uma corrente de ar quente e úmido da Amazônia. Essa corrente de ar, em conjunto com a passagem de frentes frias, forma episódios de uma chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema responsável por provocar vários dias de tempo nublado e chuvas persistentes que amenizam o calor.

Também durante a estação, é frequente a ocorrência de pancadas de chuva de verão, que são pancadas de curta duração, algumas vezes fortes, com descargas elétricas e rajadas de vento, geralmente no período da tarde e que podem ser acompanhadas de queda de granizo.

campograndenews

Verão deve registrar aumento no volume de chuvas em MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-