27.8 C
Campo Grande

Campanha alerta para os riscos da bebida alcoólica na gravidez

- Publicidade -

25/09/2016 16h25

Sociedade de Pediatria de São Paulo defende tolerância zero à bebida alcoólica

A Sociedade de Pediatria de São Paulo lançou, nesta sexta-feira, na capital paulista, a campanha #gravidezsemalcool.

Pelo terceiro ano consecutivo, o objetivo da iniciativa é alertar principalmente as futuras mães sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gravidez.

Segundo a entidade, quando uma mulher está grávida e consome bebida alcoólica é grande a chance do feto desenvolver uma doença chamada SAF — Síndrome Alcoólica Fetal.

Bebês que nascem com SAF têm alterações no rosto, problemas de fala e audição e até dificuldade de atenção e relacionamento com outras pessoas.

É o que explica a pediatra Conceição Aparecida Segre, que coordena o grupo de trabalho sobre os efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido.

Também foi apresentada uma pesquisa inédita feita com médicos que fazem pré-natal para saber a posição desses profissionais em relação à ingestão de álcool na gravidez e a orientação que eles têm dado às pacientes sobre o assunto.

De acordo com o levantamento, 22,7% dos entrevistados disseram aceitar que as pacientes bebam até uma taça de vinho por dia.

A orientação, no entanto, não é a recomendada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, que defende tolerância zero à bebida alcoólica. É o que afirma o presidente da entidade, Claudio Barsanti.

Outro problema apontado é que, segundo os médicos entrevistados, 44,8% das pacientes não os informam se estão consumindo álcool durante a gestação. Foram ouvidos 1.115 médicos pré-natalistas que atuam nos serviços públicos e privados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Radioagência Nacional


Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-