23.8 C
Campo Grande

Justiça de SP envia processo contra Lula para Sérgio Moro

- Publicidade -

03/05/2016 18h35

Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula

A 4ª Vara Criminal de São Paulo enviou os autos do processo que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu crime de lavagem de dinheiro para a Justiça Federal no Paraná.

Na ação, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia e pediu a prisão preventiva de Lula sob a acusação de que o ex-presidente seria o proprietário oculto de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista.

Em março, a juíza Maria Priscilla Veiga de Oliveira determinou o envio do processo ao avaliar que os possíveis delitos relacionados ao imóvel estão sob apuração da Operação Lava Jato e devem ser investigados dentro do contexto do esquema nos inquéritos abertos na esfera federal.

Com isso, o processo vai integrar o conjunto sob responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.

A magistrada também retirou o sigilo do processo.

Em nota divulgada em março pelo Instituto Lula, a defesa do ex-presidente Lula informou que vai pedir a impugnação da decisão e recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo alegando que não há qualquer elemento concreto que possa vincular o triplex ou a suposta reforma realizada no imóvel a desvios da Petrobras, como afirma a decisão. Ainda segundo a nota, o que existe é imputação de uma hipótese, insuficiente para motivar uma acusação criminal.

Os promotores do Ministério Público de São Paulo Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo disseram ter colhido depoimentos que comprovariam que o apartamento era “destinado” ao ex-presidente e sua família.

Além de Lula, foram denunciados por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, sua mulher, Marisa Letícia, por participação em lavagem de dinheiro; e seu filho, Fábio Luiz Lula da Silva, por participação em lavagem de dinheiro.

Radioagência Nacional


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-