19.8 C
Campo Grande

PEC das Eleições Diretas em caso de vacância da Presidência é retirada de pauta

- Publicidade -

24/05/2017 08h12

Pacheco justificou a retirada de pauta dizendo que o assunto é polêmico

A expectativa era que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata de eleições diretas em caso de vacância dos cargos de presidente da República e vice, fosse votada nesta quarta-feira (24). Mas a matéria ficou de fora da pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

O presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB) justificou a retirada de pauta dizendo que o assunto é polêmico e precisa ser votado em uma reunião convocada especificamente para ela.

A PEC, do deputado Miro Teixeira (Rede), determina eleição direta a qualquer tempo do mandato, caso fiquem vagos os cargos de presidente e vice-presidente da República. A regra só não se aplicaria nos seis últimos meses, quando a escolha ficaria a cargo do Congresso Nacional.

Hoje, a Constituição determina que a eleição seja indireta caso o País fique sem presidente menos de dois anos antes do término do mandato.

Se a PEC passar pela Comissão de Constituição e Justiça, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta.

A comissão terá o mínimo de dez e o máximo de 40 sessões plenárias para apresentar e votar o parecer.

Depois, o texto precisa ser votado em dois turnos, nos plenários da Câmara e do Senado.

EBC – Radioagência Nacional


Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-