27.8 C
Campo Grande

Processo de cassação de Delcídio precisa ser aprovado pela CCJ

- Publicidade -

04/05/2016 06h39

Delcídio foi alvo de denúncia no conselho por quebra de decoro parlamentar.

Por 13 votos a 0, uma abstenção e uma ausência, o Conselho de Ética do Senado aprovou o parecer pela cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral, ex-líder do governo e hoje sem partido.

O processo ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário do Senado.

Delcídio foi alvo de denúncia no conselho por quebra de decoro parlamentar. Ele foi preso em novembro do ano passado acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. O senador foi gravado em conversa com o filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

Na gravação, Delcídio oferece ajuda financeira e fuga para o ex-diretor da estatal. O senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede, defendeu que a conduta é incompatível com o cargo.

O advogado de defesa, Antônio Figueiredo Bastos, criticou o processo. Ele falou antes da leitura do relatório e argumentou que a conversa com o filho de Nestor Cerveró se deu fora do âmbito do cargo de senador e que foi uma ação pessoal. Para o advogado, o que definiu a votação do conselho foi o fato do senador ter feito a delação premiada.

O processo agora segue para comissão de Constituição e Justiça do Senado. Se for aprovado, vai ao plenário e os 81 senadores definem se cassam ou não o mandato do senador Delcídio do Amaral.

Radioagência Nacional


(Senado)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-