20.8 C
Campo Grande

Produção industrial registra queda de 9,8% de janeiro a maio

- Publicidade -

01/07/2016 22h29

Produção industrial registra queda de 9,8% de janeiro a maio deste ano

Com o resultado de maio, a produção acumula nos primeiros cinco meses do ano dados negativos

Depois de dois meses consecutivos de crescimento (1,4% em março e 0,2% em abril), a produção industrial brasileira fechou o mês de maio sem expansão em relação ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado de maio, a produção acumula nos primeiros cinco meses do ano dados negativos, fechando o período janeiro-maio com queda de 9,8%.

Na série sem ajuste sazonal, confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria fechou maio deste ano em queda de 7,8%, a 27ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

Já a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, fechou maio deste ano com a queda de 9,5%

Apesar do crescimento nulo na produção industrial brasileira de abril para maio deste ano, na série livre de influências sazonais, houve expansão no parque fabril do país, entre um período e outro, em 12 dos 24 ramos analisados, com destaque para o avanço de 4,8% registrado para veículos automotores, reboques e carrocerias.

Segundo o IBGE, outras contribuições positivas sobre o total da indústria vieram de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (3,6%), de indústrias extrativas (1,4%) e de metalurgia (3,4%).

Agência Brasil


Agência Brasil

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-