23.8 C
Campo Grande

Renan e Machado chamam Rodrigo Janot de mau-caráter em nova gravação

- Publicidade -

27/05/2016 13h33

Renan supostamente orienta o assessor de Delcídio sobre a defesa no Conselho de Ética

Um novo diálogo entre Sérgio Machado e Renan Calheiros foi divulgado nesta quinta-feira. A conversa entre Renan e Machado foi gravada no dia 24 de fevereiro.

O ex-presidente da Transpetro, uma subsidiária da Petrobras, Sérgio Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros, chamam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de mau- caráter e que faz tudo que a força tarefa da Operação Lava Jato quer. Os dois dizem ainda que os procuradores da Lava Jato se sentem os donos do mundo.

Sérgio Machado diz que o presidente do PSDB, Aécio Neves, seria o mais vulnerável em relação À investigação. Chama o atual líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino, de o mais corrupto. E também se refere ao atual ministro de Educação, Mendonça Filho.

O ex-senador pelo PMDB, Sérgio Machado, comenta com Renan que “dos políticos do congresso se sobrarem cinco que não fizeram é muito. Governador, nenhum”. E Renan responde “Não tem como sobreviver”.

Em outro trecho divulgado, Renan Calheiros conversa com um homem identificado como Wandemberg, que seria assessor do senador cassado Delcídio do Amaral. Durante esse diálogo, a delação de Delcício ainda não havia sido divulgada.

Renan supostamente orienta o assessor de Delcídio sobre a defesa no Conselho de Ética e informa inclusive que conversou com o presidente do conselho, o senador João Alberto, do PMDB.

Em nota, Renan reitera que não tentou em nenhum momento obstruir a operação lava jato até porque, segundo Renan, ela seria intocável e independente do desespero de qualquer delator. Quanto ao ex-senador Delcídio, Renan lembra que foi o responsável por antecipar a cassação do senador às vésperas do impeachment.

O líder do DEM, deputado Pauderney Avelino, repudiou as declarações de Sérgio Machado e disse que nunca conversou com ele que, em uma tentativa desesperada, segundo a nota, tenta atacar a honra dele. Pauderney disse que vai acionar a Justiça para que Machado prove o que disse.

Também em nota, o ministro da Educação, Mendonça Filho, menciona que a atuação dele como líder da oposição ao PT incomodou e seu papel sempre foi de fiscalizar as irregularidades do governo.

Já o senador Aécio Neves disse que essa é mais uma tentativa de Sérgio Machado para envolver seu nome na Lava Jato e que Machado não aponta um único fato que justifique as acusações. E disse que o PSDB vai acionar a Justiça contra o delator.

O presidente do Conselho de Ética, João Alberto, se posicionou negando interferências no processo contra Delcídio, tanto que o processo andou normalmente.

Radioagência Nacional


Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-