28.8 C
Campo Grande

Alunos vão receber palestras antes da 7ª Conferência Wildfire sobre Incêndio

- Publicidade -

17/03/2018 23h23

Alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) vão participar, no próximo semestre, de um ciclo de palestras sobre combate e prevenção de incêndios. A ação, que terá a participação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), antecede a realização da 7ª Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais (Wildfire), maior evento mundial de combate a incêndios florestais, que acontecerá no próximo ano, em Campo Grande.

A iniciativa foi discutida na última quinta-feira (15) em reunião entre a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, a Superintendente de Turismo da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) Juliane Ferreira Salvadore e o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, Gabriel Constantino Zacarias. Durante o encontro foram alinhados os primeiros detalhes para a realização do Wildfire, que acontece pela primeira vez na América Latina.

Sensibilizar

Com as palestras, a intenção é conscientizar e sensibilizar os jovens quanto a prevenção de incêndio florestais e prepará-los para debater a grande incidência de queimadas nos períodos de seca em Campo Grande e no Estado. A 7ª edição da Wildfire vai mostrar, através de especialistas, a preservação e uso sustentável do meio ambiente mundial e tem também como proposta apresentar para o público estrangeiro, os biomas da região, do cerrado e o Pantanal, a vegetação predominante da região e suas condições, os problemas com incêndios florestais e as soluções.

De acordo com Gabriel Constantino Zacarias, chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Mato Grosso do Sul é um dos estados que tem relevância na questão de incêndios florestais no Brasil. “Como é uma dos regiões que mais sofrem com focos de queimadas, surgiu a ideia de levar para os jovens a oportunidade de participar deste evento e, ao mesmo tempo, a possibilidade de produzir materiais com eles que possam ser entregues e apresentados para profissionais de outros países”, explicou.

O evento, que acontecerá em maio de 2019, pretende apresentar durante cinco dias uma série de palestras, oficinas e mesas redondas. Também estão na programação, visitas de campo em algumas áreas próximas de Campo Grande para mostrar os trabalhos de prevenção que são desenvolvidos. Para as escolas o evento vai interagir de forma lúdica com as crianças.

Além dos estudos com personalidades renomadas do assunto, a Conferência pretende ainda levar para os convidados trocas de experiências, demonstração de equipamentos de combate a incêndios florestais de última geração, técnicas operacionais e cooperações internacionais.

Primeira vez

Realizado a cada quatro anos, é a primeira vez que o evento acontece na América Latina. A Superintendente de Turismo da Sectur, Juliane Salvadore, destaca a dimensão do evento para a cidade que deverá atrair pessoas de diversos regiões do mundo. “Essa conferência deve receber em torno de 1.500 pessoas de mais de 100 países. Estamos fazendo todo esse trabalho de organização e parcerias para que a gente possa realizar da melhor forma possível essa sétima edição na nossa capital”.

O Wildfire será realizado em 2019 em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-