27.8 C
Campo Grande

As melhores ciclovias do mundo

- Publicidade -

16/02/2017 21h56

Conheça diferentes ciclovias ao redor do mundo

Colaboração de Eliezer Rodrigues

Está cansado do trânsito, enjoou de andar de carro ou simplesmente não quer ter que pagar por transporte público? Trocar as quatros rodas do carro pelas duas da bicicleta é uma ótima opção para sair da rotina e de seu estresse, ficar em forma e ainda cuidar da saúde. Um dos benefícios do ciclismo é poder usufruir da paisagem e do clima de maneira muito mais próxima do que em transportes públicos. Sendo assim, a ideia de andar de bicicleta durante uma viagem parece muito atrativa, já que assim o contato com a paisagem se dá de maneira muito mais intensa. Confira abaixo a lista de incríveis ciclovias em diferentes lugares do mundo onde é possível pedalar sem ser surpreendidos por carros ou pedestres distraídos.

Ciclovia Brilhante – Nuenen, Holanda

O designer holandês DaanRoosegaarde se inspirou no famoso quadro “A Noite Estrelada” de Van Gogh para projetar a ciclovia colorida com tinta especial que capta a energia solar para brilhar durante a noite. A ideia é iluminar o caminho dos ciclistas, tornando-o mais seguro sem agredir a natureza com interferências mais bruscas.

Ciclovia Sustentável – Daejeon-Sejong, Coreia do Sul

A Coreia do Sul aproveitou o canteiro da rodovia que ligava as cidades de Daejeon e Sejong e criaram uma ciclovia coberta com painéis solares. Dessa maneira, além de segurança para os ciclistas, os painéis geram energia para iluminar a rodovia durante a noite.

CiclotúnelLugaritz-Morlans – San Sebastian, Espanha

Um antigo túnel ferroviário se tornou, em 2009, o maior túnel rotineiro de bicicleta do mundo. Ligando dois bairros vizinhos até então inacessíveis aos ciclistas, o túnel conta com pouco mais de 1km de comprimento e facilita a vida daqueles que trabalham ou estudam no bairro vizinho e que agora não precisam temer veículos ou chuvas graças às facilidades do túnel.

Elevador de bicicleta TrampeCycloCable – Trondheim, Noruega

Ladeiras são as maiores inimigas dos passeios de bicicleta. As mais íngremes são verdadeiros desafios e muitas das vezes preferimos descer da bicicleta para continuar o caminho. Mas na Noruega, para ajudar os ciclistas a vencerem os 130 metros da ladeira Brubakken, foi instalado, em 1993, o Trampe, o primeiro elevador de bicicletas do mundo. Tudo o que precisa ser feito é colocar um dos pés sobre uma plataforma que impulsiona o ciclista para seguir o seu percurso. Em 2013 o elevador foi aprimorado e é hoje uma espécie de atração turística. O vídeo abaixo mostra como funciona o elevador.

ShimanamiKaido – ilhas Honshu e Shikoku, Japão

Com 64 km de extensão, a ciclovia suspensa que liga as ilhas Honshu e Shikoku proporciona ao ciclista a maravilhosa paisagem composta de mar, montanhas e extensão vegetação. Se você não tem a própria bicicleta, não se preocupe: o local conta com alugueis de bicicleta para que todos possam aproveitar a paisagem.

Lembre-se de carregar uma mochila com líquidos e alimentos para se nutrir ao longo do caminho. Capas de chuva, moletom e celulares também são bem-vindos para eventuais incidentes. Um seguro viagem é indispensável, pois mesmo que não haja carros em ciclovias, acidentes queda ou falha na bicicleta podem acontecer e é sempre bom se prevenir.

Colaboração de Eliezer Rodrigues

Imagens enviadas pelo colaborador

Fonte: Hypeness

As melhores ciclovias do mundo

As melhores ciclovias do mundo

As melhores ciclovias do mundo

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-