21.8 C
Campo Grande

Autor de lei e economistas recebem homenagem pela Semana dos Economistas

- Publicidade -

10/08/2017 23h26

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, na noite desta quarta-feira (09), Sessão Solene em alusão a Semana do Economista. A Semana foi instituída na Capital por meio da lei n. 4.654/08, de autoria dos vereadores Cristóvão Silveira e Jorge Martins.

Na ocasião, foram homenageados economistas que prestaram relevantes serviços à comunidade campo-grandense e, em uma singela homenagem ao autor da lei, Cristóvão Silveira extensivo a sua esposa Fátima Silveira, falecidos no dia 18 de julho de 2017, a Câmara Municipal e demais autoridade prestaram homenagem aos seus filhos, Filipi Silveira e Henrique Silveira, em lembrança aos trabalhos desenvolvidos como vereador no período de 1993 a 2012 à população campo-grandense.

Filipi Silveira em sua fala contou um pouco da história dos pais. “Meu pai entrou na Câmara em 1993 e ficou até 2012, aqui era a segunda casa dele, às vezes, até a primeira, meu pai tinha uma sede de fazer a diferença. Eu, quando criança não recordo do meu pai me levar em parquinhos para brincar, mas depois de uma certa maturidade, sinto muito orgulho do que ele fez, vejo que ele não estava cuidando só da minha família, ele estava aqui, cuidando da nossa cidade. Aqui foi palco de muitos momentos, ele era um homem muito bravo e muito alegre. Meu pai foi embora, mas deixou seu nome para história”, evidenciou.

“Foram cinco mandatos consecutivos, acho que isso não é para qualquer um, não posso aqui falar do meu pai sem falar da minha mãe, não existia Silveira sem Fátima e Fátima sem Silveira, minha mãe foi uma parceira dele e ela acreditou em seus ideias até o fim, não posso deixar neste momento de lembrar e falar da minha linda e leoa mãe”, acrescentou Filipi Silveira.

Já em nome dos economistas homenageados da noite, Paulo Salvatore Ponzini destacou a importância da homenagem como forma de inspiração para o desenvolvimento de um País mais justo: “Esta noite para nós economistas é uma noite muito importante e não só para os economistas, mas também para as personalidades que estão sendo homenageadas aqui, que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O reconhecimento do Poder Legislativo aos que pensam e movem a economia de Campo Grande simbolizadas nessa solene entrega de mérito econômico significa estímulo e inspiração a todos os empenhos prestados na construção de um Brasil mais desenvolvido, menos injusto e mais ético”, avaliou.

Para o economista Thales de Souza Campos, presidente do Corecon-MS (Conselho Regional de Economia do Estado): “Apesar da complexidade econômica que o Brasil passa, o mais grave é a crise moral, corruptiva e a banalização da vida. O economista tem um papel importante na valorização da imagem do País, pois esse trabalho, auxilia o desenvolvimento e proporciona ferramentas para o processo econômico do nosso País”,ressaltou.

Durante a solenidade, o Corecon e o Asilo São João Bosco entregaram um convite para participação dos vereadores do evento que será realizado em outubro, em referência à ‘Semana do Idoso’, onde também será concluída a parceria firmada com a Câmara Municipal para construção do diagnóstico sobre a situação dos idosos em Campo Grande para possibilitar informações para criação de políticas públicas em benefício da população da terceira idade, “mais uma contribuição social do Conselho Regional de Economia em parceria com esta Casa de Leis”, pontuou o presidente do Corecon.

Foi prestado também pelo Corecon uma homenagem a Cristóvão Silveira em forma de agradecimento ao empenho dedicado em 2008, como vereador, em conduzir o processo de aprovação da lei que constituiu a Semana do Economista na Capital.

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia (SEDESC), Luiz Fernando Buainain, defendeu a importância do economista no desenvolvimento econômico do País. “É da cabeça dos economistas que as empresas crescem, todo empresário deveria ter um economista para fazer estudo de habilidade do seu negócio e para conduzir sua empresa da melhor maneira possível, com isso, fomentar e desenvolver o progresso de todo País”.

Já o economista Jaime Elias Verruck , secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) afirmou: “Nós, do Governo do Estado juntamente com a prefeitura estamos desenvolvendo um plano de trabalho muito forte para o Estado. Eu, como economista, me sinto muito a vontade de falar aos meus colegas homenageados que estão recebendo o mérito , a maioria já tive algum envolvimento profissional e sei da competência dessas pessoas aqui homenageadas, essas pessoas que estão sendo homenageadas tem o mesmo objetivo de todos nós aqui presente, que é desenvolver Campo Grande”, disse.

Segundo o presidente da Casa de Leis, Vereador Prof. João Rocha: “É uma Justa homenagem aos economistas que trabalham e mexem com números, que a princípio entendemos apenas a frieza dos números, mas o importante é a consequência do trabalho com os números que os profissionais desenvolvem na interferência na vida de cada cidadão, porque uma empresa, uma cidade, um Estado e um País economicamente forte, os cidadãos ficam bem e o contrário também é verdadeiro. Hoje esta homenagem é para vocês que planejam, executam e cuidam da economia de uma empresa, de um município, de um estado e de um País, quero que entendam a importância e o compromisso com cada um nesta homenagem que estão recebendo hoje em parceria com o Corecon”, frisou.

O vereador estendeu sua homenagem aos filhos de Cristóvão Silveira e Fátima Silveira, “Conheci Silveira como companheiro de partido, Silveira era guerreiro, determinado, teimoso, briguento, porque ele acreditava nas causas que defendia e brigava por elas, grande tribuno, usava a Tribuna com substância, musculatura e propriedade. Vivemos muitas emoções juntos, tive a honra de conviver e aprender com ele. Quero falar também da Fátima, que em alguns momentos importantes desta Casa, ela estava presente, ao lado e dando suporte ao Silveira”, rememorou Prof. João Rocha.

Para finalizar a noite de homenagens, a Mesa Diretora propôs a criação de dois Projetos em memória do vereador Cristóvão Silveira, que visa instituir a medalha do Mérito do Administrador e Economista Cristóvão Silveira e a pedido da família denominar a praça em frente da residência dos familiares com o nome do vereador e de sua esposa, “Tenho certeza que esta Casa irá abraçar esse dois Projetos”, finalizou vereador, Prof. João Rocha.

Estiveram presente na Sessão Solene, o Secretário Estadual do Meio Ambiente; Jaime Elias Verruck , o Secretário Municipal de Cultura e Turismo; Nilde Brum, o Secretário Municipal de Finanças e Planejamento; Pedro Pedrossiam Neto, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia; Luiz Fernando Buainain e o Presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul, Thales de Souza Campos e, também os filhos de Cristóvão Silveira e Fátima Silveira; Filipi Silveira e Henrique Silveira, além dos vereadores Delegado Wellington, João César Mattogrosso, Chiquinho Telles, Ademir Santana, Pastor Jeremias Flores, Dr. Wilson Sami, Odilon de Oliveira, Dr. Loester, Enfermeira Cida Amaral, Eduardo Romero, Gilmar da Cruz, William Maksoud, Junior Longo, Betinho, Veterinário Francisco e Dharleng Campos.

Confira a lista de homenageados:

ADEMIR SANTANA – CLEITON SEVERINO DIAS e LUIZ MORAES GONÇALVES

BETINHO – RICARDO NOBUYUKI DA ROSA YOKOO e DANIELA TEIXEIRA DIAS

CHIQUINHO TELLES – ALDO LICINIO CERQUEIRA BARRIGOSSE e CAMILA MEDINA

DELEGADO WELLINGTON – ADRIANO MARCOS RODRIGUES FIGUEIREDO e MAYRA BATISTA BITENCOURT FAGUNDES

DHARLENG CAMPOS – NILDE CLARA DE SOUZA BENITES BRUM e ODILA NEDOPTALSKI FOGAÇA

DR. LOESTER – SERGIO DA ROCHA BASTOS e CLEITON FERREIRA LOPES

DR. WILSON SAMI – KELLY WOLFF CORDEIRO

EDUARDO ROMERO – VITOR CARMONA e REGIANE DEDÉ DE OLIVEIRA

ENFERMEIRA CIDA AMARAL – ANDRÉIA DOS SANTOS FERREIRA e JUAN CARLOS ANTONELLI VIDAL

GILMAR DA CRUZ – JAIRO GARAY RIBEIRO DE OLIVEIRA e EDSON MILTON GÊNOVA

JOÃO CESAR MATTOGROSSO – REGINA DE FÁTIMA FREITAS CARVALHO FERRO e CATIANA SABADIN ZAMARRENHO

JUNIOR LONGO – LUIZ FERNANDO BUAINAIN e MÁRCIO ALBA DE AZEVEDO

ODILON DE OLIVEIRA – LUIZ CARVALHO DE ALMEIDA

OTAVIO TRAD – RENATO ASSIS COUTINHO

Pr. JEREMIAS FLORES – KELLY CACEMIRO FERREIRA e ZILAIR GOUVEIA NECKEL

PROF. JOÃO ROCHA – REGINA PAZEBÃO MARSON e PAULO SALVATORE PONZINI

VETERINÁRIO FRANCISCO – PEDRO PEDROSSIAN NETO e MARIANO PEDRO MARQUES NETO

WILLIAM MAKSOUD – WILSON VELASQUE e DIRCE SIZUKO SOKEN

CÂMARA MUNICIPAL – ADEMAR ÂNGELO DE CARVALHO, DIOGO COSTA DA SILVA, GLEIDY GUIMARÃES GODINHO, EDNA MOURA GOUVEIA ANTONELLI, LUIZ HIROSHI DEAI, HUDSON GARCIA DA SILVA, EZEQUIEL RESENDE MARTINS, ADRIANA CONCEIÇÃO FARIA MASCARENHAS e CRISTÓVÃO SILVEIRA (IN MEMORIAM).

Dayane Parron – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Fotos Bruno Ribeiro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-