24.8 C
Campo Grande

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

- Publicidade -

04/05/2016 17h47

A primeira temporada estará aberta à visitação de terça a sexta das 7h30 às 17h30

Foi aberta na noite de ontem a 1ª Temporada de Exposições 2016 do Marco – Museu de Arte Contemporânea. São quatro mostras: Coleção Veloso: duas faces da produção artística de Pernambuco (Recife/PE); Opus – Sanus per aquam, pinturas de Fabíola Racy (São Paulo/SP); Acervo – gravuras do MARCO (Campo Grande/MS) e Ondulações – fotografias de Luciana Ohira e Sergio Bonilha (Campo Grande/MS).

Estiveram presentes a abertura a secretária adjunta de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação, Andréa Freire, a coordenadora do museu, Maysa Barros, o colecionador Paulo de Tarso Veloso e os artistas Luciana Ohira, Sérgio Bonilha, Fabíola Racy, além de artistas de Mato Grosso do Sul. Maysa ressaltou a importância dos museus para a valorização, divulgação e fomento das artes plásticas. ” È onde temos a oportunidade de vivenciar esse intercâmbio das artes”.

A exposição, Coleção Veloso: duas faces da produção artística de Pernambuco, traz ao MARCO dezessete obras, entre elas pinturas, esculturas e gravuras, da coleção particular de Paulo de Tarso Veloso, que tem como foco principal a produção artística do Estado de Pernambuco.

Paulo de Tarso Veloso, empresário pernambucano, iniciou sua coleção há 40 anos e, no ano de 2015, dedicou-se a torná-la acessível ao público. Sua experiência profissional o permitiu circular por várias cidades brasileiras, o que o possibilitou entender e viver diferentes culturas e estéticas, aflorando sua sensibilidade para as diferentes produções artísticas que encontrou ao longo de sua trajetória.

A exposição propõe uma exploração temática entre o sagrado e o profano nas obras de consagrados artistas pernambucanos com destaque para Vicente do Rego Monteiro, Francisco Brennand, Gilvan Samico e Gil Vicente.

A mostra, Opus – Sanus per aquam, (do latim, Obra – A saúde pela água) da artista paulistana Fabíola Racy conta com vinte sete pinturas executadas com bastão a óleo em papel vegetal que remontam seus arquivos de imagens de livros, revistas jornais e fotos da internet, entre elas, resquícios de represas vazias em que a artista as compara, observa, captando os detalhes entre o cheio e o vazio dessas paisagens com pequenos focos em determinados pontos.

A artista, portanto, coleta fotografias com paisagens variadas para depois, na escolha de detalhes, iniciar as suas criações pictóricas. “A fragmentação é a forma mais genuína da condição dispersa da pós-modernidade, e quando se toma essa condição híbrida como ponto de partida, quando se resiste à tentação da unidade, identidade e metafísica recorrem-se a mecanismos que recompõem certa totalidade, múltipla e fragmentária, como o mosaico” segundo Mario Gioia, que assina o texto da exposição da artista.

Acervo – gravuras do MARCO reúnem xilogravuras, litografias, serigrafias e gravuras em metal de artistas consagrados do nosso estado que, por intermédio de traços largos, linhas finas, manchas e gradação de tonalidades, formam tramas gráficas que compõem o repertório pessoal do gravador.

“A linguagem da gravura é repleta de nuances, invenções e singularidades, elaborada meticulosamente numa dimensão poética que atravessa o tempo e afirma sua permanência entre procedimentos dissonantes da produção artística contemporânea local”, afirma o professor da UFMS Rafael Maldonado.

Ondulações, dos artistas Luciana Ohira e Sergio Bonilha, é uma proposição de imagens estáticas e em movimento geradas a partir da repetição do método descrito em 1980 pelo cientista Klauss Schreiber, pesquisador de TCI, transcomunicação instrumental, ou seja, a possibilidade de se obter imagens de outras dimensões e de se comunicar com outras formas de existência através de ondas eletromagnéticas.

A mostra consiste em oito imagens estáticas obtidas por simples seleção de frames do vídeo gerado conforme o método do cientista em questão e impressas em papel de algodão com pigmentos minerais. “Consideremos que a não comprovação de uma hipótese não implica automaticamente sua negação e veremos surgir aqui um campo extremamente fecundo, ocupado pela dúvida enquanto exercício de liberdade do pensamento e enfrentamento de certezas normativas e é com esse espírito em vista que convidamos todos a experimentarem o acolhimento de dimensões inauditas nessa insistente “ondulação” que intervêm sobre o espelho d’água das tranquilas certezas”, segundo evidencia o artista Sergio Bonilha.

Ao final da abertura da Mostra, a secretária adjunta Andréa Freire, lembrou a importância do MARCO para o Mato Grosso do Sul. ” Esse é um espaço onde conseguimos criar um corredor cultural com o País, conseguimos ver o que está circulando pelo Brasil. Então venham ao museu, tragam os amigos, precisamos muito desse público.”

Serviço

A primeira temporada estará aberta à visitação de terça a sexta das 7h30 às 17h30. Sábado, domingo e feriado das 14h às 18h.
Início: 03/05/2016. Término: 12/06/2016.

Para mais informações e agendamento com escolas para a realização de visitas mediadas com as arte educadoras do Programa Educativo, ligar no telefone (67) 3326-7449.

O Museu de Arte Contemporânea fica na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6000, no Parque das Nações Indígenas.

Notícias MS

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

Começa temporada de exposições 2016 do Marco

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-